Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/12/2014 - 17h08min

Darci de Matos quer regulamentar o comércio de óculos

Imprimir Enviar
FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Um projeto de lei do deputado Darci de Matos quer restringir a venda de óculos ao varejo e a prestação de serviços ópticos apenas a estabelecimentos que funcionam com licença do órgão de vigilância sanitária competente. O objetivo do PL 243/2013, aprovado nesta quarta-feira (10) pela Assembleia Legislativa, é impedir a oferta de óculos sem procedência e nocivos à visão. Para se transformar em lei, o projeto deve ser sancionado pelo governador.

O parlamentar argumenta que a comercialização de produtos ópticos pressupõe requisitos técnicos e legais mínimos que devem ser observados em favorecimento da saúde da população. “Atualmente, cerca de 60% desses produtos são comercializados informalmente. Tal situação é preocupante, uma vez que 85% das possibilidades de aprendizagem do ser humano se dá através da visão. O uso de produtos de baixa qualidade pode colocar em risco a saúde visual, acarretando ônus ao processo educacional, ao desenvolvimento intelectual e à socialização”, afirma.

Darci de Matos lembra, também, que o comércio informal permite que o Estado deixe de arrecadar uma parcela significativa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cujo valor poderia ser revertido em investimentos na área da saúde visual da população carente. Outro impacto positivo da lei, segundo o parlamentar, será a abertura de novas vagas de empregos e cursos de formação técnica aos profissionais ópticos, como ocorreu em estados que aprovaram normas regulamentadoras, como o Rio Grande do Sul.
 
Assessoria de imprensa
Isabela Schwengber (48) 3221-3337, 9983-1801 e 9167-3902
Domingos Miranda (47) 9924-2499

Voltar