Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/04/2024 - 14h01min

O que SC pode aprender com Sobral, no Ceará, referência em educação, é tema de palestra na Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Mário Motta em reunião da Comissão de Educação
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por meio da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a partir de requerimento do deputado Mário Motta (PSD), promove no dia 16 de abril a palestra “O Segredo do Sucesso da Educação em Sobral/CE”, que se consolidou como referência nacional em educação. No encontro, o secretário de Educação do município, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, irá compartilhar as experiências educacionais bem-sucedidas daquela cidade com a comunidade catarinense.

O município de Sobral, no Ceará, ganhou reconhecimento pelos resultados consistentes e acima da média nacional em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal medidor de desempenho dos estudantes do Ministério da Educação. Sobral e Coruripe (PE) são os únicos municípios brasileiros cujas médias no 5º e 9º ano se comparam com as das escolas privadas do país, e muito acima da média das escolas privadas dos respectivos estados.

O sucesso que vem das salas de aula segue acumulando títulos. A mais recente conquista foi divulgada em 27 de março quando Sobral, mais uma vez, ficou em 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2023, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Com nota 6.2, a cidade superou as médias estadual (5,5) e nacional (5,1) no Ioeb.

O resultado, no entanto, não é de agora. Há quase 30 anos, a Prefeitura adotou um novo plano de gestão educacional com foco na erradicação do analfabetismo, na redução da evasão escolar e na valorização dos professores. Após priorizar os investimentos em educação e obter sucessivos resultados positivos, Sobral foi considerada pelo Senado a capital da educação do Brasil.

Além de Sobral, os municípios de Coruripe (PE) e Teresina (PI) há varios anos adotam estratégias gerenciais e pedagógicas conhecidas e de sucesso comprovado, e que podem ser disseminadas para outros municípios. “A realização desta palestra é uma oportunidade única para que a comunidade escolar catarinense possa aprender com as experiências exitosas da educação em Sobral. Acreditamos que este evento irá contribuir para o debate sobre os desafios e soluções para a educação brasileira e para o incentivo à inovação educacional em Santa Catarina”, destaca o deputado Mário Motta.

A palestra “O Segredo do Sucesso da Educação em Sobral/CE” será realizada em 16 de abril, a partir das 19h, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo link http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=2495

 



Claudia Xavier
Assessora de Comunicação
48 98466 7939

Acompanhe Mario Motta


Mario Motta
Voltar