Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2015 - 15h04min

Coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa dos Idosos, Dirce representa a AL em evento em Palhoça

Imprimir Enviar
Dputada Dirce Heiderscheidt FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Como criadora e coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa dos Idosos, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) representou a Assembleia Legislativa na manhã dessa quarta, dia 13, na solenidade de abertura da Conferência Municipal do Idoso de Palhoça, no Centro de Convivência da Terceira Idade Caminho Novo, em Palhoça.“Um momento importante para reflexões, discussões e orientações e principalmente de reivindicações para a implantação de políticas públicas para os nossos idosos catarinenses”, avaliou.

Dirce abriu o seu discurso abordando o trabalho que desenvolveu em Palhoça, quando primeira dama e secretária da Assistência Social e, por fim, como parlamentar.

Comentou que com uma população de 10.776 idosos, Palhoça atende 40% desse contingente. Um dos principais instrumentos é a Faculdade da Maturidade, que assiste gratuitamente 600 idosos. Hoje Palhoça tem 33 grupos de convivência de idosos que atendem 2300 pessoas com mais de 60 anos. “Realizamos em Palhoça um trabalho de socialização e de resgate da dignidade de nossos idosos” .

E como coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa, Dirce tem se destacado como defensora dos direitos do idoso no Estado. É  autora da lei que instituiu o 15 de Setembro como o Dia Estadual em Defesa da Pessoa Idosa e coordenou em 2013 Seminário Nacional sobre os Desafios do Envelhecimento na Sociedade Brasileira.

Também representou Santa Catarina em Istambul no Seminário Iniciativa Internacional sobre o Envelhecimento. Lá apresentou a experiência catarinense de Palhoça, que criou uma rede de proteção ao Idoso.

2015 vai ser um ano marcante para as políticas públicas para os idosos. Agosto e setembro estão programadas  pelo Fórum Parlamentar em Defesa dos Idosos uma série de audiências públicas em todo o Estado com o tema idoso com deficiência.

Dados importantes
A sociedade brasileira está envelhecendo. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida é hoje de 73 anos. O número de habitantes nessa faixa etária saltará de 21 milhões para 30 milhões em 2020 e vai ultrapassar os 55 milhões em menos de 30 anos. As projeções são do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar