Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/06/2024 - 18h22min

Cleiton Fossá alerta para necessidade de atenção ao Hospital Regional do Oeste

Imprimir Enviar
Deputado Cleiton Fossá

Deputado relatou os problemas enfrentados pelo HRO e a expectativa por melhorias

O deputado Cleiton Fossá (MDB) usou a palavra na sessão da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (20), para tratar de demandas relacionadas à saúde. Fossá pediu atenção ao Hospital Regional do Oeste (HRO), que, conforme frisou, atende cerca de 1,3 milhão de habitantes de 130 municípios de toda região. “Tem sido um pilar de cuidados para as nossas comunidades, mas agora ele próprio precisa de cuidado”, ressaltou o deputado.

“O HRO é uma referência em alta complexidade para neurocirurgia, gestão de alto risco, além de ser um ponto essencial para casos de urgência e de emergência”, afirmou Fossá. Segundo o parlamentar, o HRO está atualmente recebendo uma consultoria para ampliar o atendimento e para buscar reduzir as suas dívidas. O governo do Estado assumiu a gestão do hospital por 12 meses, em conjunto com a atual administradora - Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira.

“Precisamos ter o cuidado de, após esses 12 meses, o que vai acontecer com o nosso Hospital Regional do Oeste. Os desafios são muitos e os problemas não são de agora, como com a falta de médicos, falta de serviços, filas de cirurgias, procedimentos longos e de estrutura precária”, destacou Fossá. O parlamentar disse que vai levar esse assunto para os deputados da Bancada do Oeste, junto com a outra demanda da região, que é a instalação de um Hospital Pediátrico.

Uma equipe do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, está realizando desde abril consultoria e planejamento para ajustar a gestão e as contas do HRO, após visitas entre fevereiro e março. A equipe apresentou, então, um diagnóstico à Secretaria de Estado da Saúde. Os problemas com o Hospital Regional do Oeste vêm se acumulando ao longo de anos. A administração pede mais recursos, e enquanto o governo do Estado defende que os valores aportados já são suficientes.

Voltar