Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2015 - 16h23min

Cartilha do Idoso informa, orienta e faz sucesso nas audiências públicas

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

“A velhice não é um estado de estagnação e sim um tempo de sabedoria”. Essa frase inspiradora estampa a primeira página da Cartilha do Idoso, um pequeno manual de 32 páginas, elaborado pela coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), e distribuído durante as cinco audiências públicas que aconteceram durante os meses de agosto, setembro e outubro desse ano e que tratou a situação do evelhecimento com deficiência.

Na cartilha, informações como onde pessoa idosa pode ir para buscar seus direitos, destacando sempre a importância do papel da familia, da sociedade e do Estado em relação ao envelhecimento digno e com qualidade.

Para a deputada Dirce, o meio mais eficiente do idoso atingir o respeito  e lutar pelos seus direitos é através da informação. “Menos da metade dos nossos idosos conhece o Estatuto do Idoso e poucos sabem dos seus direitos”, disse.

Santa Catarina tem hoje uma população de mais de 600 mil idosos. Dados do IBGE apontam que em 2025, no Brasil, os idosos serão aproximadamente 32 milhões de pessoas, o equivalente a 15% da população.

“É fato, o Brasil e o mundo estão envelhecendo e temos que nos atentar para que politicas públicas eficientes sejam efetivadas para essa população”, afirmou a parlamentar.

Duas mil cartilhas foram impressas e distribuídas para os idosos catarinenses.

 

Jornalista Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar