Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/10/2013 - 14h50min

Autora do projeto Outubro Rosa, Dirce fala do empenho da sociedade em prol da saúde da mulher

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB). Foto: Valquíria Guimarães

O que já era importante, agora ganhou ainda mais força. A onda rosa que invadiu Santa Catarina no Outubro Rosa,  marcada por movimentos em todo o mundo em prol da saúde da mulher, virou lei estadual.
 
Autora do projeto que tornou as mobilizações do Outubro Rosa em lei em Santa Catarina, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) afirma, sem hesitar, que está feliz em constatar o engajamento de toda a sociedade catarinense nesse movimento popular que une o mundo em torno da saúde da mulher.
     
Durante mais de um ano, a deputada Dirce Heiderscheidt lutou efetivamente para a aprovação do projeto de lei nº 16.028, sabendo o quanto era necessária sua urgência. Para ela, era preciso garantir que o mês de outubro tivesse ainda mais “peso” no que se refere à saúde das mulheres e a prevenção do câncer de mama.

“Era preciso não apenas o alerta, mais a garantia de que as mulheres poderiam, nos seus municípios, terem acesso aos exames, as informações e a garantia de seus direito a saúde da mulher com  qualidade e dignidade”, avalia.
A parlamentar conseguiu então o aval do governador Raimundo Colombo para transformar o seu projeto 16.028, de 21 de junho de 2013, em lei estadual.

“Agora é preciso que a lei seja de fato cobrada, que os municípios e o Estado façam sua parte e desse modo,  Santa Catarina adote o  Outubro Rosa como o mês em que serão intensificadas  ações preventivas a saúde da mulher, como campanhas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, às doenças sexualmente transmissíveis e às afecções ginecológicos mais comuns”, afirma observando que sem dúvida a cor rosa tomou conta de Santa Catarina. “ Estamos felizes por que houve um engajamento  da sociedade catarinense, que disse sim a essa ação em prol da saúde feminina”, admite.

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é o mês de mobilização no Brasil e em todo o mundo para a detecção precoce do câncer de mama.

“Devemos todos fazer a nossa parte! Quanto mais cedo um diagnóstico, mais fácil será de salvar a vida de uma mulher”, afirma a parlamentar.


Jornalista Valquíria Guimarães – Reg.Prof. 6829/RS
Fotojornalista Marcilio Arruda
Assessoria de Comunicação Deputada Dirce Heiderscheidt - 91047676

Voltar