Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/08/2015 - 15h36min

Audiência coordenada pela deputada Dirce discute em Urubici situação do idoso com deficiência

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Com cerca de 6 milhões de habitantes, Santa Catarina registra atualmente 10% desse total formado por uma população de idosos.  Dados do IBGE 2010.  Ou seja:  624 mil catarinenses estão com idade acima de 60 anos e formam o contingente de idosos em Santa Catarina.

Essas informações acirram ainda mais a preocupação da coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), que defende a implantação de políticas públicas efetivas para o idoso catarinense.

Já essa semana, a parlamentar deflagra as cinco audiências públicas que devem discutir as políticas públicas em defesa da pessoa idosa com deficiência física em Santa Catarina na perspectiva de saúde, acessibilidade, autonomia e qualidade de vida.

“Como coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa, adotei o social como missão de vida. E a implantação de  políticas públicas voltadas para o idoso é uma de nossas prioridades e um grande desafio”

Ela reforça que é, cada vez mais necessário, acender esse debate. “ Por que o Brasil está envelhecendo e temos que envelhecer com qualidade e dignidade de vida”.

Fornece ainda um dado preocupante: Apenas em Florianópolis, na capital dos catarinenses, existem 68 idosos morando nas ruas da cidade. “Sem falar que temos recebidos denúncias de maus tratos em certas casas de acolhimento para idosos”, disse.

Na quinta, dia 20, em Urubici, na Serra Catarinense, a partir das 14hs, na Câmara Municipal de Urubici,  acontece a primeira audiência pública desse ano que vai tratar do tema “ A situação do idoso com deficiência em Santa Catarina na perspectiva da saúde, acessibilidade e qualidade de vida”.

Em setembro, dia 10, será em Penha, dia 17 em  São José e  dia 24 em Brusque. E para fechar no dia 1º de outubro em Laguna.

 

Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt
91047676

Voltar