Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/10/2015 - 13h15min

Ato comemora os 50 anos do Rancho de Amor à Ilha

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

O deputado João Amin (PP) é o proponente do Ato Parlamentar Solene em comemoração aos 50 anos da canção Rancho de Amor à Ilha, que acontece hoje (19 de outubro), no Auditório Antonieta de Barros - Palácio Barriga Verde - Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
O evento, além de prestar justa homenagem a música de autoria do poeta Zininho, que se tornou hino de Florianópolis, também homenageia personalidades e veículos que contribuíram para eternizar a canção.

Relação dos homenageados:
1 - Ivette Vieira Barbosa
Viúva do Poeta Zininho, dedicou sua vida e seu amor ao poeta e à família para que a cidade e seu povo pudessem receber esta declaração de amor que se transformou no patrimônio imaterial mais representativo de Florianópolis. Dona Ivette é a grande responsável pelo conjunto da obra de Zininho.
2  - Antunes Severo
Jornalista, radialista, amigo, colega, parceiro de Zininho e um dos principais personagens da biografia do Rancho do Amor à Ilha. É a memória viva da época de ouro do rádio em Santa catarina e traduz para os novos tempos toda essa historia na linguagem digital em seu site caros ouvintes.
3 - Neide Maria Rosa - In memoriam
Intérprete principal das canções de Zininho e uma das maiores cantoras catarinenses de todos os tempos. Foi Neide quem defendeu a canção de Zininho e consagrou o Rancho do Amor à Ilha com o primeiro lugar do concurso Uma Canção Para Florianópolis, em 1965. 
4 - José Cardoso - Professor Zequinha - in memorian
Músico, compositor, violonista e professor, foi um dos responsáveis pela introdução e popularidade do Choro em Florianópolis com o seu grupo "Regional do Zequinha".  Classificou sua canção "Florianópolis, meu Torrão" em 2o lugar no concurso Uma Canção Para Florianópolis. 
5 - Abelardo de Souza - in memorian
Professor, compositor e poeta, Abelardo de Souza apresentou a marcha Cidade Mulher no concurso, defendida também por Neide Maria Rosa. Inclusive Zininho sobrepôs a competição e ajudou na gravação da canção "Cidade Mulher", que ficou com o 3º lugar no concurso.
6 - Altair Debona Castelan  - in memorian
Acordeonista, pianista, arranjador, compositor e maestro, Castelan marcou época no rádio catarinense. Iniciou sua carreira no início da década de 50 na Rádio Guarujá e foi um dos compositores inscritos no concurso Uma Canção Para Florianópolis, classificando sua canção "A Ilha"em 4o lugar. Foi auditor do TCE/SC, advogado e um exemplo de cidadão. Faleceu em 30 de setembro de 2015.
7 - Waldemar Joaquim da Silva Filho, Caruso - in memorian
Vereador e um dos ilhéus mais ilhéus de que já se teve notícia, Caruso foi o autor do projeto que oficializou o Rancho do Amor à Ilha hino de Florianópolis, em 1968. Waldemar Joaquim da Silva Filho, nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão da Ilha. Foi a voz que melhor representou a cidade na Câmara de Vereadores durante os anos de 1962 à 1982. Se discurso de despedida da vida pública é o testamento de uma vida pública impecável. Disse Caruso: Sou partidário. Mas meu maior partido é a cidade. Caruso faleceu em 1984, aos 46 anos de idade.
8 - Adolfo Zigelli - in memorian
Adolfo Zigelli plantou as bases do radiojornalismo em Santa Catarina. Amigo pessoal e direto de Zininho, Zigelli, ou "galego"como era chamado pelos amigos, foi um dos principais personagens da biografia do Rancho do Amor à Ilha, " obrigando" Zininho a inscrever sua canção no concurso e dando "pitacos" na sua composição. Parceiro incondicional de "Amor à Ilha" desde sempre e eternamente.
9 - Aldo Gonzaga - in memorian
Pianista, compositor e arranjador, Aldo Gonzaga foi um dos principais parceiros de Zininho, dando as notas e harmonização perfeitas às composições do poeta e estando ao lado desde o início. Um dos mais respeitáveis músicos de Florianópolis, disputado na época de ouro do rádio acompanhando artistas nacionais em temporada na cidade e participante das famosas orquestras do Clube de Agosto e Lira Tênis Clube. Durante o período na rádio Diário da Manhã, convivendo com músicos, cantores e radialistas renomados, Gonzaga ficou conhecido como "Aldo vira-mundo", personagem do programa "Alma Sertaneja," no qual tocava acordeão.
10 - Rádio Diário da Manhã (hoje CBN Diário) e Rádio Guarujá
Principais difusoras de comunicação de Florianópolis, representaram papel fundamental na divulgação e sucesso do Rancho do Amor à Ilha e no desenvolvimento cultural, artístico e jornalístico de Florianópolis.


O quê: Ato Parlamentar em comemoração aos 50 anos do Rancho de Amor à Ilha
Quando: segunda - 19 de outubro de 2015 - 19 horas
Onde: Auditório Antonieta de Barros - Palácio Barriga Verde - Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 - Florianópolis - Santa Catarina

Voltar