Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/04/2023 - 19h19min

Após ataque, Lucas Neves propõe plano estadual para proteger alunos

Imprimir Enviar
Deputado Lucas Neves
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Lucas Neves (Podemos) propôs a criação da Política Estadual de Segurança nas Escolas depois do ataque a creche em Blumenau. O parlamentar citou que o Brasil não tem um plano para prevenir este novo tipo de violência e as instituições lidam sozinhas, sem a estrutura necessária. A sugestão de Neves é desenvolver ações locais para dar uma resposta imediata à sociedade catarinense.

"É obrigação do Estado pensar na prevenção para o cortar o mal pela raiz. Vamos evitar tragédias, como essa, aumentando o policiamento ostensivo e a investigação, valorizando a inteligência das forças de segurança. Criar um setor voltado para isto", disse.

O deputado sugeriu também melhorar a assistência psicológica e psiquiátrica às pessoas com necessidades de tratamentos específicos. Citou que é necessário promover a capacitação dos professores, funcionários e agentes de segurança para identificar possíveis ameaças e ataques, bem como realizar a proteção dos alunos.

"Além disso, temos que orientar e preparar a comunidade para garantir a recuperação das vítimas dos atentados. E, principalmente, criar um ambiente seguro, acolhedor e atratativo para os nossos estudantes, docentes e funcionários. Basta de violência", pediu no discurso desta quarta-feira (5).

Ainda na tribuna da Assembleia Legislativa, Lucas Neves prestou solidariedade às vítimas e familiares. O parlamentar disse que se sentia "dentro de um pesadelo" mais uma vez e relembrou o ataque, em Saudades, há dois anos.

"Foge da lógica da vida. Crianças inocentes, indefesas, padecendo de tamanha crueldade. Corrói a alma. Chega de sofrimento no nosso estado. O povo catarinense não quer mais esse tipo de tragédia", finalizou Neves.

Segundo informações da Polícia Militar, um homem de 25 anos pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As quatro vítimas fatais tinham entre três e sete anos de idade.

Acompanhe Lucas Neves


Lucas Neves
Voltar