Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/11/2015 - 11h36min

Apadaf vai receber Comenda do Mérito Legislativo

Imprimir Enviar
FOTO: Camila Godoi / Divulgação

Instituição de Porto União desenvolve trabalho integrador em benefício e surdos e deficientes auditivos

A escolha da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e da Fala (Apadaf) como merecedora da Comenda do Mérito Legislativo é justificada pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB) em razão do trabalho desenvolvido há mais de três décadas em benefício de alunos surdos e ouvintes em fonoterapia de Porto União, municípios do Planalto Norte e da vizinhança paranaense. Aguiar escolheu a entidade que será homenageada em sessão solene programada para o próximo dia 23, às 19h, na Assembleia Legislativa.

O apoio decisivo da Apadaf em favor de deficientes auditivos e da fala é percebido por quem conhece o atendimento prestado a cerca de 150 alunos. Com a utilização pedagógica da língua de sinais, Libras, a associação trabalha a inclusão comunitária e permite o compartilhamento e a ampliação do conhecimento.  A oferta de ensino especializado mediante utilização de recursos e estratégias alternativas amplia capacidades cognitivas e culturais de alunos. Tudo resultante da ação integrada que envolve diretoria, coordenação pedagógica, professores, intérpretes, instrutores de Libras e informática, funcionários, técnicos, alunos e pais, com o amparo da sociedade local. “A Apadaf representa o esforço de integração de pessoas que merecem o reconhecimento do Poder Legislativo e está sendo devidamente valorizada”, justifica o deputado Aguiar.

Produzir a identidade
A Apadaf atua há 34 anos pela inserção social dos surdos e ouvintes com distúrbios, valorizando o direito ao aprendizado de todas as formas de comunicação disponíveis, com o processo social compatível às possibilidades individuais, adequadas à faixa etária de cada aluno. Prioriza princípios culturais e humanísticos, promovendo a preparação de cidadãos autônomos e criativos, tornando-se um centro de encontro para a produção da identidade surda.

A valorização da Libras como comunicação natural dos surdos inicia com a creche, onde a criança tem contato com monitoras surdas para desenvolver a língua dos sinais e a afetividade, obtendo resultados cognitivos para aprender a  estruturar o pensamento harmônico, base para a escolarização futura, inclusive para a língua oral. A Apadaf oferece educação infantil e diversas oficinas, serviço de reabilitação auditiva e tem apoio de profissionais especializados em várias áreas da saúde, extensivo a familiares.

Assessoria da Bancada do PMDB

 

Voltar