Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/07/2016 - 11h57min

Alesc promove 2º Seminário de Fosfoetanolamina na sexta-feira, 29

Imprimir Enviar
Foto do 1º Seminário Catarinense de Fosfoetanolamina, realizado em 2015 na Assembleia Legislativana

A cura do câncer por meio do tratamento com a fosfoetanolamina sintética estará novamente em debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), nesta sexta-feira (29), no 2º Seminário Catarinense de Fosfoetanolamina – Uma Esperança para a Vida. O evento será das 9 às 14 horas e terá a presença dos pesquisadores da fosfoetanolamina do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), Campus de São Carlos, Dr. Gilberto Chierice e Dr. Salvador Claro Neto. O evento está sendo promovido pelas Comissões de Saúde da Alesc e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Escola do Legislativo e Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc).

Para a presidente da Comissão de Saúde, deputada Ana Paula Lima (PT), proponente do seminário, o evento vem em boa hora. “Nesta semana o governo de São Paulo anunciou o início dos testes clínicos com a fosfoetanolamina em humanos para tratamento de câncer naquele estado. Está na hora de Santa Catarina também assumir o protagonismo nestes estudos, que são uma esperança para milhares de pessoas”, defende Ana Paula.

A realização dos testes com a substância no estado será tema central do seminário. As conversas para que Santa Catarina, a exemplo de São Paulo, também pesquise a fosfoetanolamina sintética começaram no início de maio, quando a deputada Ana Paula, levou essa demanda ao governador. Na oportunidade, Raimundo Colombo conversou com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sobre um convênio entre os dois estados, para viabilizar a inclusão de Santa Catarina nas pesquisas, que seriam realizadas pelo Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon/SC). Na audiência, que ocorreu no Centro Administrativo, participaram também representantes da Amucc.

A fosfoetanolamina é pesquisada há mais de 20 anos pelO Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, e há inúmeros relatos de melhora e cura do câncer com o uso da substância. O I Seminário Catarinense Fosfoetanolanina foi realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em de dezembro de 2015. Em 13 de abril deste ano presidente Dilma Rousseff sancionou lei autorizando o uso da substância fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com tumores malignos. Em 19 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo pedido da Associação Médica Brasileira (AMB), suspendeu a lei por 6 votos a 4.


2º Seminário Catarinense Fosfoetanolamina – Uma Esperança para a Vida
Sexta-feira (29), das 9 às 14 horas
Local: Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Palestrantes:
Dr. Gilberto Chierice (coordenador) e Dr. Salvador Claro Neto
Ambos da equipe de pesquisa com fosfoetanolamina do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos.

​​
Assessoria de Imprensa
Gilberto Del Pozzo
(48) 9105-1313
(48) 9983-1333

Voltar