Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/04/2016 - 12h55min

Aguiar quer resgate do patrimônio ferroviário de estação em Canoinhas

Imprimir Enviar
Reunião no Iphan debateu encaminhamentos para o projeto de restauração

A recuperação do conjunto arquitetônico da estação ferroviária do distrito de Marcílio Dias, em Canoinhas, é considerada pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB) como prioridade em termos de patrimônio histórico no Planalto Norte. O parlamentar pretende envolver o governo estadual com a destinação de recursos para o processo de restauração da estação, armazém de cargas e restaurante, de acordo com o projeto desenvolvido pela equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Aguiar, o prefeito de Canoinhas Beto Faria e a gestora da Fundação Cultural do município, Viviane Bueno, participaram de reunião com a superintendente do Iphan/SC, Liliane Nizzola, e a chefe da Divisão Técnica Maria Regina Weissheimer, para conhecer o projeto desenvolvido pelo escritório Arquitetura Inteligente, que levou em conta documentos, levantamentos e pesquisas feitas no local da estação e no distrito nos últimos oito anos. A proposta é criar na estação um memorial ferroviário e da localidade de Marcílio Dias, além de um restaurante com gastronomia típica para incentivar a criação de um polo turístico.

A prefeitura já apresentou projeto para captação de recursos do Ministério da Cultura, mas em razão de cortes orçamentários admitidos pela equipe do Iphan o direcionamento também está voltado à captação na iniciativa privada por meio da Lei Rouanet. Aguiar também pretende assegurar a participação do governo catarinense e observa que esse projeto casa com o do Trem Turístico do Contestado, que pretende recuperar um passeio de Maria-Fumaça de 14 quilômetros, entre Marcílio Dias e o vizinho município de Três Barras.

 


Assessoria Dep. Antonio Aguiar
(48) 3221.2650

 

Voltar