Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/02/2014 - 17h41min

Aguiar pede apoio a projeto em favor de surdos-mudos

Imprimir Enviar
Deputado Antonio Aguiar (PMDB). Foto: Juliana Stadnik / Agência AL

Ao destacar iniciativa da administração municipal de Joinville em estimular a inserção social de surdos-mudos por meio de cursos de formação profissional, o deputado Antonio Aguiar (PMDB) pediu, da tribuna, apoio aos colegas de parlamento para viabilizar a aprovação de projeto de sua autoria, apresentado em 2007, que visa garantir recursos do Fundo Social para entidades com atuação em favor dos portadores de deficiências de audição e fala. A intervenção feita durante a sessão plenária nessa quarta-feira (12) ocorreu um dia após a aprovação de outro projeto apresentado por Aguiar em 2010, que assegura a deficientes físicos prioridade de vaga em escola pública próxima de sua residência.

O parlamentar aproveitou sua manifestação para elogiar a administração de Joinville, que por meio da Fundação Albano Schmidt (Fundamas) vem promovendo a inserção profissional de surdos-mudos através da Casa Brasil Sul, com cursos como os de informática e culinária. A entidade está consolidando convênios para captar recursos federais e fechar parcerias com entidades como Sesc, Senac, IFSC e Sociesc. Pretende dobrar o número de vagas em seus cursos em 2014.

Aguiar lembrou que o governo estadual também poderia ter participação em projetos similares, ou estimular entidades que atuam em favor de surdos-mudos. Ele mesmo apresentou em 2007 um projeto que previa a distribuição de recursos para entidades que se dedicam a tais deficientes, a exemplo do que já ocorre com as Apaes. “Peço outra vez o empenho dos colegas para aprovar essa matéria”, disse, referindo-se ao Projeto de lei 254 de 2007, que está tramitando na Comissão de Saúde. “Espero que chegue logo ao plenário”, reforçou o deputado.
 

Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt (48) 9922.0359
 

Voltar