Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/10/2016 - 11h09min

Aguiar cobra atenção do Estado para casos de sífilis

Imprimir Enviar
Deputado Antonio Aguiar. FOTO: Arquivo/Agência AL

Devido ao crescimento dos casos registrados de sífilis em Santa Catarina, o deputado Antonio Aguiar (PMDB) apresentou, nesta semana, um projeto de lei com o objetivo de instituir o programa estadual de combate à doença.

Aguiar é médico e conhece ações que a Secretaria da Saúde desenvolve para atender portadores da enfermidade, mas vê a necessidade de intensificar a prevenção, com orientações e esclarecimentos a grupos de risco, campanhas educativas e estímulo ao diagnóstico com testes rápidos e eficientes. O parlamentar também entende ser fundamental a disponibilização na rede pública de saúde da penicilina benzatina, necessária ao tratamento de doentes diagnosticados com sífilis.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível por uma bactéria e pode ter várias manifestações clínicas e diferentes estágios. “É uma doença contagiosa e merece esforço da saúde pública para ser erradicada, pois sua incidência é crescente conforme registros atuais”, esclarece o deputado.

Aguiar pretende que a Secretaria da Saúde adote em seu calendário oficial de eventos o Dia Estadual de Eliminação da Sífilis. Ele propõe que a data seja celebrada no terceiro sábado de outubro, conforme a redação do Projeto de Lei (PL) 324/2016, em tramitação na Assembleia Legislativa.

Assessoria da Bancada do PMDB
Gabinete Deputado Antonio Aguiar
(48) 3221-2650

Voltar