Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Especial

A Coxilha Rica é uma localidade do município de Lages, na Serra Catarinense

Lages é o maior município em extensão territorial de Santa Catarina. A cidade já ostentou o nome de “Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Lajes”. Nesse nome, o substantivo “lajes” faz alusão ao fato de que, na região, é encontrada uma grande quantidade de “pedra laje” (arenito). A partir de 1960, a cidade foi rebatizada apenas como “Lages”.

Também conhecida por “Princesa da Serra”, a cidade está a 224 km da capital Florianópolis e apresenta um clima temperado subtropical, com temperaturas médias de 16°C. No inverno, faz frio, há geadas e até mesmo a ocorrência de neve. As temperaturas podem chegar a -4°C.

A cidade apresenta uma história rica e diversificada, tendo sido palco de acontecimentos importantes como a Guerra dos Farrapos e do Contestado. Além de se destacar pelo turismo rural, Lages é famosa pela criação de gado e pelo setor madeireiro, sendo um dos principais municípios de Santa Catarina em termos de participação econômica.

Localizada em Lages, a Coxilha Rica percorre cerca de 100 quilômetros quadrados de zona rural, que atrai visitantes do Brasil e do mundo para a Serra Catarinense. O repórter Ney Bueno e o fotógrafo Solon Soares viajaram até a região da Coxilha Rica para mostrar as belezas dessa localidade repleta de histórias e tradições.

  • Ney Bueno
    Reportagem
  • Solon Soares
    Fotografias
  • Daniela Legas
    Edição
  • Nikolas Stefanovich
    Coordenação da Agência AL
  • Lúcia Helena Vieira
    Direção de Comunicação Social