Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/06/2013 - 10h16min

Sessão especial celebra os 105 anos da imigração japonesa no Brasil

Imprimir Enviar
Sessão em homenagem à imigração japonesa teve apresentação de kendô. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta terça-feira (18), uma sessão especial em comemoração aos 105 anos da imigração japonesa no Brasil. Atualmente, o país abriga a maior população nikkei fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de descendentes.

As homenagens foram conferidas à Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (Fansc) e à Associação Nipo-Catarinense, representadas, respectivamente, por Elídio Yocikazu Sinzato e Roxana Shinohara. Também foram homenageados o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama, e Kazumi Ogawa (in memoriam), sobrevivente do ataque nuclear à cidade japonesa de Nagasaki, ocorrido ao final da Segunda Guerra Mundial, e símbolo da busca pela paz.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), e o proponente da sessão, deputado Reno Caramori (PP), destacaram em seus pronunciamentos a contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes para o desenvolvimento econômico do estado e do país, atuando em diversos setores, como a agricultura, a fruticultura e a produção de vinhos.

“Foi uma sessão de reconhecimento, prestigiamento e de valorização da importância da cultura e do grande trabalho que desenvolvem em Santa Catarina, ajudando o nosso estado a se diferenciar cada vez mais. Este é um momento de muita expectativa e comemoração, em que estamos prestes a assinar um grande contrato com o Japão para exportar carne suína”, disse Ponticelli. “É um momento de confraternização, de homenagem a quem ajudou o país a crescer. Tenho certeza de que o povo japonês veio trazer progresso. E Santa Catarina deve muito aos japoneses”, complementou Caramori.

O Brasil e o estado de Santa Catarina são, na opinião do cônsul-geral, importantes parceiros para o Japão. “Os laços de amizade que unem os dois países são o resultado da confiança e respeito que a comunidade nikkei recebe da sociedade brasileira. O relacionamento entre o Japão e o estado catarinense tem como alicerce o forte vínculo construído pela presença de uma comunidade nikkei sólida e atuante, havendo um estreitamento maior das relações de amizade. Espero que o intercâmbio político, econômico e cultural intensifique-se, e que as relações de amizade se aprofundem ainda mais”, salientou Uchiyama.
 
Música, dança e artes marciais
O público que prestigiou a solenidade pôde acompanhar diversas apresentações típicas da cultura japonesa. Entre elas, a de taikô (tambor), feita pelo Grupo Shimadaiko, da Associação Nipo-Catarinense de Florianópolis.

A performance de kendô (arte marcial japonesa desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais) ficou a cargo do campeão brasileiro e latinoamericano Ernesto Onaka, da cidade de Frei Rogério, e de Vinícius Felix, de Florianópolis. Além disso, a dança “Sakura Sakura” foi apresentada por Kaori Iwasaki, da Associação Cultural Brasil-Japão, de Frei Rogério. A soprano japonesa Massami Ganev, acompanhada pelo violonista Igor Ishikawa, de Florianópolis, interpretou as músicas Chiisai Aki Mitsuketa e Furusato.

As apresentações foram elogiadas pelo presidente do Parlamento catarinense. “Posso afirmar que esta foi uma das mais belas sessões que esta Casa já teve. Estamos encantados e emocionados por recebê-los”, disse Ponticelli.

Saiba mais
Em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru chegou ao porto de Santos, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil.
No entanto, a Ilha de Santa Catarina foi a primeira terra que os japoneses pisaram no Brasil. No ano de 1803, os náufragos do navio Wakamiyamaru chegaram em um navio russo que fazia sua primeira expedição ao redor do mundo.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar