Cônsul-geral do Japão faz visita ao presidente da Assembleia Legislativa
O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama, foi recebido na tarde desta terça-feira (18) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), no Gabinete da Presidência. Em pauta, a recente abertura do mercado japonês à carne suína produzida em Santa Catarina e o estreitamento das relações comerciais entre Japão e Santa Catarina. O deputado Moacir Sopelsa (PMDB) também esteve no encontro.
O cônsul participa, na noite desta terça, da sessão especial em homenagem aos 105 anos da imigração japonesa no Brasil, promovida pelo Parlamento. Ele destacou que, apesar da pequena presença da colônia nipônica no território catarinense, japoneses e catarinenses têm vários vínculos.
“Fomos responsáveis pela introdução da maçã japonesa na Serra Catarinense, em São Joaquim”, destacou. “Agora, esperamos que a carne suína conquiste os paladares dos consumidores japoneses”.
Para Ponticelli, a abertura do mercado japonês à carne suína estadual vai movimentar e aquecer a economia de Santa Catarina. “É uma conquista do produtor catarinense. São mais de três décadas de trabalho, de esforço, de seriedade para mantermos essa condição de área livre de aftosa sem vacinação. Graças a isso, estamos conquistando esse mercado diferenciado, qualificado”.
O deputado Moacir Sopelsa participará da missão brasileira que estará no Japão no dia 26 deste mês para o anúncio oficial, por parte do governo japonês, da decisão de importar carne de porco catarinense. Ele destacou que 90% da carne consumida no Japão é importada. “Temos um mercado consumidor enorme a ser explorado”, considerou.
Ao final do encontro, o cônsul japonês e o presidente da Assembleia trocaram presentes. Uchiyama foi presenteado com uma réplica em miniatura da Ponte Hercílio Luz. Já o deputado recebeu uma peça de porcelana japonesa.
Agência AL