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24/07/2017 - 10h35min

Seminário debate ações para inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular

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Capacitação reuniu mais de 400 educadores

A presença do segundo professor na sala de aula e a inclusão na rede regular de ensino de pessoas com deficiência intelectual e mental foram os principais temas discutidos em Videira, nesta sexta-feira (21), durante o seminário Práticas Pedagógicas para Inclusão da Pessoa com Deficiência, promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo. O eventu reuniu mais de 400 educadores do Meio Oeste.

Presente na abertura do seminário, o deputado Natalino Lázaro destacou o papel do Parlamento Catarinense na capacitação dos profissionais que atuam na educação especial.  “A ALESC valoriza essas práticas pedagógicas para inclusão da pessoa com deficiência e apoia iniciativas como essas que vem de encontro com a inclusão de mais qualidade”, registrou.

A Gerente Regional de Educação de Videira, Girlene Borsoi  destacou que os alunos ganham muito com a presença do segundo professor, pois os alunos tem um atendimento diferenciado em sala de aula e consegue acompanhar as atividades.

Durante a abertura a ativista Marlete Grando, de Fraiburgo, e ex presidente da Associação catarinense de Autismo - ASCA, foi homenageada pela pelo trabalho desenvolvido em prol do autismo em Santa Catarina. Marlete Grando tem um filho com autismo e atualmente é presidente da Associação Atitude Vida de Fraiburgo . Sua contribuição, juntamente com representantes das outras entidades, foi fundamental para a Lei 16.036, que instituiu a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Estado. Emocionada, Marlete Grando agradeceu a homenagem e garantiu que sua luta para garantir os direitos dos autistas continua.

Durante o dia foram trabalhados diversas temáticas que abordaram a inclusão da pessoa com deficiência na rede regular de ensino e em instituições especializadas de educação especial. Todas as temáticas envolveram políticas públicas estaduais e federais.

A pedagoga Edite Sehnem, que palestrou no período da manhã, apresentou  as diretrizes do Programa Pedagógico instituído pela Politica de Educação Especial de Santa Catarina, conforme prevê a Lei nº 17.134 de 08/05/2017, de autoria do deputado José Nei Ascari.

O programa pedagógico é um diferencial, já que a lei nacional prevê apenas um monitor. Foram abordados as  diretrizes do referido programa com enfoque nos objetivos do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual - AEE/DI, atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual AEE/DI, o papel do segundo professor de turma, concepção de deficiência e implicações na organização da ação pedagógica.

A legislação que regulamenta a presença do segundo professor na sala de aula em todo o sistema estadual de educação de Santa Catarina, a Lei n° 17.143 de 15/05/2017, também foi abordada durante a palestra.

A organização do aluno no ambiente escolar, a avaliação diferenciada, e a adaptação Curricular foram os temas abordados pela pedagoga Marisa Mello, que ressaltou que “Avaliar  não é apenas dar notas , apesar de precisarmos cumprir com as normas legais da educação, as notas podem ser dadas a essas crianças de acordo com seu desempenho. Nós como docentes, podemos elaborar nosso próprio critério para quantificar esse rendimento escolar.

O evento foi abrilhantado com três apresentações dos alunos das APAE de Aroio Trinta, que receberam aplausos do público presente.

Autoridades presentes na mesa de abertura:
Natailno Lazaro – Deputado Estadual;
Euro Vieceli – Secretário da Agência de Desenvolvimento Regional
Girlene Adriana Bursoi – Gerente Regional de Educação;
Arlete Galaface – Diretora da APAE de Tangará;
Maria Regina Lakus Forlin, Primeira Promotora de Justiça de Videira.

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