Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/04/2024 - 09h56min

Comissão repercute novas oportunidades para o turismo em SC após missão em Portugal

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão de Relacionamento Institucional, das Relações Internacionais e do Mercosul nesta quarta-feira (10).
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

As novas perspectivas de incremento do turismo em Santa Catarina pautaram a reunião da Comissão de Relacionamento Institucional, das Relações Internacionais e do Mercosul na reunião desta quarta-feira (10).

O colegiado recebeu a secretária Adjunta de Estado do Turismo, Catiane Seif, que apresentou os principais encaminhamentos da missão realizada por comitiva catarinense à 'Bolsa de Turismo Lisboa', em Portugal, considerada uma das feiras mais importantes da Europa.

Os deputados estaduais Soratto (PL), Ivan Naatz (PL) e Carlos Humberto (PL) integraram a comitiva. “A participação do Estado em eventos como este abre portas e novas possibilidades de negócios e de turismo internacional. Santa Catarina já desponta no setor. O turismo representa 12,5% da nossa economia e isso nos coloca acima da média mundial, que é de 10,8% do Produto Interno Bruto”, destacou o presidente da Comissão, deputado Carlos Humberto.

De acordo com a secretária Catiane, em cinco dias, o grupo participou de diversas reuniões e de agendas com operadoras de turismo de Portugal, para a realização de campanhas de divulgação do turismo de Santa Catarina e com a Embaixada do Brasil naquele país, em busca da abertura de mercado. A comitiva também participou de rodada de negócios, onde empresários catarinenses puderam falar com investidores sobre seus empreendimentos.

“Santa Catarina vive um novo momento econômico e temos grandes parceiros, temos deputados que apoiam o setor. O turismo é uma matriz econômica que traz dinheiro, emprego e renda. O nosso turismo sempre foi tratado como lazer e hoje a nossa missão é internacionalizar o estado”, ressaltou Catiane.

Segundo ela, uma das reuniões mais positivas foi com o CEO da companhia aérea TAP, com tratativas para a abertura de um voo Florianópolis – Lisboa. “O 'Tap Day', evento que antecede o lançamento de um voo, será feito em maio e agora estamos estudando para que a operação do voo comece ainda este ano”, comemorou.

Outras novidades anunciadas pela secretária são a participação de Santa Catarina no festival de música 'Rock In Rio Lisboa' e a realização de evento esportivo internacional no município de Jaguaruna, no sul do estado.

“A cidade de Nazaré, em Portugal tem a maior onda do mundo e agora o nosso município de Jaguaruna, que tem o título de maior onda do Brasil, vai sediar, em maio, uma edição do gigante de Nazaré. Estamos em tratativas com a prefeitura de lá para a geminação das duas cidades, colocando Santa Catarina na vitrine mundial”, continuou.

O deputado Soratto, que também integrou a comitiva comemorou. “Saímos muito satisfeitos pela oportunidade desse processo de cidades 'coirmãs' entre Jaguaruna e Nazaré, que nos últimos 10 anos multiplicou o número de turistas em razão dos campeonatos mundiais de ondas gigantes. Esse casamento vai não só impactar o surfe de ondas grandes, mas também mostrar nosso estado para o mundo”.

Os deputados Tiago Zilli (MDB) e Matheus Cadorin (Novo) elogiaram as ações do Estado com foco no turismo, destacando a importância de explorar o setor de forma profissional para que atraia dinheiro para Santa Catarina.

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Voltar