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13/06/2019 - 14h27min

Silvio Dreveck critica rodovia não integrada e defende concessões

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Deputado Silvio Dreveck

A desintegração da SC-477, que liga o Planalto Norte ao Vale do Itajaí, por causa de gargalos na articulação com outras rodovias, foi criticada na sessão de quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa pelo deputado Silvio Dreveck (PP).

A obra de pavimentação completa da SC-477, que liga os municípios de Papanduva e Doutor Pedrinho, passando pelo interior de Itaiópolis e Rio Negrinho, encurta em torno de 80 km o trajeto entre o Planalto Norte e o Vale do Itajaí. Conforme o deputado, um investimento aproximado de R$ 250 milhões que aconteceu e encurta a distância do Planalto com o Litoral, e assim com a capital do Estado, mas que está desintegrado com a situação da BR-470. “É um corredor que permite o escoamento da produção, facilita as exportações e fortalece a economia”, afirmou Dreveck.

Há dois grandes gargalos na região, um deles que faz a ligação de Canoinhas, Major Vieira e Papanduva na BR-116. “É um trecho de 30 km que está intransitável, deteriorado. Pedimos a atenção especial para a recuperação porque existe a rodovia SC-477 que está permitindo o escoamento da produção, mas os caminhões continuam vindo pela BR-280”, descreveu Dreveck.

Segundo o deputado, além do gargalo localizado no Planalto Norte, há outro no Vale do Itajaí. “Quando se chega na BR-470, mais uma vez há um gargalo travado há décadas, enquanto não colocar a BR-470 em uma concessão, acredito que a nossa geração não vai ver essa duplicação concluída”, avaliou Silvio.

Na última semana, o deputado já havia defendido as concessões das rodovias à iniciativa privada, especialmente da rodovia SC-418, entre Joinville e São Bento do Sul, com maior trecho na Serra Dona Francisca. De acordo com o parlamentar, não há recursos no orçamento do Estado para a recuperação. “Se depender de empréstimos vai levar muito tempo, é uma rodovia que tem um tráfego intenso. Ou os governos aceleram as concessões ou infelizmente não vamos ver a solução das rodovias. Isso tem um custo elevado e está ocasionando diversos acidentes.”

Ferrovias
As ferrovias seriam uma importante alternativa para o transporte de matéria-prima e os produtos produzidos no Estado, principalmente para fazer a ligação com os portos catarinenses. Estima-se que o transporte fica 30% a 50% mais barato do que o rodoviário com caminhões, mas os projetos e estudos não avançaram.

Dreveck defende prioritariamente a construção da ferroviária leste-oeste, com o traçado passando pelo planalto norte catarinense, o que segundo ele apresentaria inúmeras vantagens econômicas e ambientais. “Como já existem ferrovias antigas na região, a implantação do novo traçado fica mais fácil. Basta aumentar a bitola para o novo padrão. Isto representa uma redução no impacto ambiental e no custo da construção.”, afirmou Silvio Dreveck.

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Altair Silva
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