Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
14:00 Sessões - Seminários - Eventos
Ao vivo

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2019 - 16h16min

Saretta relata ao secretário da Saúde as principais angústias dos catarinenses

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta na Comissão de Saúde

A reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa contou nesta quarta-feira (15) com a participação do secretário Helton Zeferino, que foi convidado para esclarecer uma série de questionamentos referente à pasta. Entre eles, o deputado Neodi Saretta (PT), que preside a Comissão, destacou as principais angustias que a população catarinense vive em relação à saúde. “Relatamos ao secretário a questão das filas de espera para exames, consultas e cirurgias. A falta de medicamentos de uso continuo, onde muitos pacientes estão sem receber esses remédios, muitos nem tem nas farmácias.”

Saretta também falou da preocupação em relação ao programa Mais Médicos. Das 570 vagas aqui no estado, apenas 410 estão ocupadas, já que muitos médicos desistiram do programa. “Há uma ameaça da falta de médicos em função dos novos critérios do programa. Essa seria uma ação forte a ser desenvolvida junto ao governo federal para voltar atrás dessa alteração dos critérios e permitir que todos os municípios de Santa Catarina possam participar do programa e ter profissionais do programa Mais Médicos.”

A diminuição dos recursos para a saúde também foi pauta da reunião. A dívida da Secretária da Saúde é de R$ 334 milhões e chegou a ameaçar o funcionamento de Centros Cirúrgicos e UTIs de hospitais catarinenses. “Há uma possibilidade de diminuição dos recursos da saúde em face da derrubada daquela ação que determinava que pelo menos 15% fosse aplicado em saúde e isso muito nos preocupa.”  O secretário Helton Zeferino garantiu que, apesar dos problemas na pasta, está negociando com os fornecedores para que não interrompam o fornecimento de insumos.

Saretta analisou como positiva a participação do secretário. “Foi muito importante, já que o secretário pôde ter ciência das principais angustias dos catarinenses e também uma oportunidade para o Estado expor o que está sendo feito para melhorar a saúde em Santa Catarina.”

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar