Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2013 - 13h23min

Saretta destaca inclusão de vacina contra catapora entre as ofertadas pelo SUS

Segundo deputado, nova vacina vai reduzir as internações pela doença e representa a preocupação do governo federal com a prevenção
Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira / Agência AL

Em seu pronunciamento na sessão plenária de hoje, dia 5, o deputado Neodi Saretta (PT) destacou a decisão do Ministério da Saúde de oferecer a vacina contra a varicela (catapora) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A vacina estará disponível a partir de setembro incluída na tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A nova vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

Para Saretta, essa decisão é extremamente positiva, pois a prevenção representa menos internações hospitalares, em torno de 80%, segundo estimativa do Ministério da Saúde. Também destaca a evolução no Programa Nacional de Imunização, que recentemente outras vacinas, como a do HPV para meninas de 10 a 11 anos e aumentou a idade para receber a vacina da Hepatite B. “Queremos que a vacina da Hepatite B seja oferecida para todas as idades, mas já é um avanço”, afirma.

Segundo o Ministério da Saúde, com a tetra viral, o SUS passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas no Calendário Nacional Vacinação. Foram investidos R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano. Ainda segundo o Ministério, a vacina tetra viral é segura - tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas.

Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola. “Precisamos melhorar a gestão em saúde, porém, precisamos de mais recursos, mais investimentos como esse”, afirma o deputado.


Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Carla Algeri - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar