Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/02/2019 - 17h12min

Reunião da Bancada do Oeste com governo já tem data definida

Imprimir Enviar
Primeira reunião da Bancada do Oeste foi realizada na terça-feira, dia 12

A deputada Marlene Fengler (PSD) se reuniu, na manhã de hoje (14), com o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, e com o secretário-adjunto Matheus Hoffmann e acertou para a próxima quinta-feira (21) a reunião entre os deputados que integram a recém instalada Bancada do Oeste, o prefeito de Chapecó Luciano Buligon e representantes da Fiesc e da Fecomércio com integrantes do primeiro escalão do governo. A Casa Civil deverá convidar também o secretário da Infraestrutura Carlos Hassler para participar do encontro. Não ficou definido se o governador Carlos Moisés da Silva estará presente.

A principal pauta dessa primeira reunião será a ampliação e modernização do aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó. Os parlamentares querem destravar o processo de licitação para as obras de ampliação e modernização do aeroporto, como a construção de um terminal de passageiros que atenda a demanda, melhoria de acesso e a instalação de equipamentos de segurança de voo.

A deputada considera que as más condições das rodovias estaduais e federais da região também poderão entrar na pauta. "Queremos saber quais são as prioridades do governo para a região do Grande Oeste e se há algum cronograma para início das obras do aeroporto e de recuperação das estradas".

Sobre a questão das rodovias federais, fora da competência do Executivo estadual, Marlene esclarece que a intenção dos parlamentares que integram a nova bancada é apelar ao Fórum Parlamentar Catarinense para que apresente emendas coletivas que atendam as principais demandas regionais.

A parlamentar considera que a atuação conjunta de mais de um terço dos deputados em prol das causas importantes do Grande Oeste poderá resultar no encaminhamento de soluções concretas para problemas que atrasam e atrapalham o pleno desenvolvimento econômico e social da região, responsável por uma robusta fatia da arrecadação tributária do Estado. "Somos uma região produtiva e precisamos de contrapartidas à altura de nossa contribuição", pondera.

Bancada do Oeste

A Bancada do Oeste foi idealizada pela deputada Marlene Fengler para unir a atuação dos deputados que representam o Oeste catarinense em torno dos pleitos comuns da região. A primeira reunião do colegiado foi realizada na terça-feira (12), no gabinete do deputado Mauro de Nadal (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, e reuniu 12 dos 16 parlamentares que demonstraram interesse em integrar a bancada, oriundos não só de municípios do Oeste, mas também do Meio-Oeste e Extremo-Oeste. O primeiro encontro foi para definir a forma de atuação do grupo.

Sem constituição prevista no Regimento Interno da Casa, o órgão não terá as mesmas prerrogativas das bancadas partidárias, tais como registrar representantes para cargos na Mesa, indicar membros para compor as comissões (salvo candidaturas avulsas), encaminhar votações ou ter direito a horário na tribuna durante as sessões plenárias.

Atendendo a sugestão do deputado Marcos Vieira (PSDB), ficou definido que a bancada terá um coordenador a cada ano, a quem caberá receber os pleitos apresentados pelos deputados, organizar as reuniões e dar encaminhamento às ações a serem tomadas. A deputada Marlene Fengler (PSD) foi eleita, por unanimidade, coordenadora do grupo.

“Vamos organizar uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, com o prefeito de Chapecó e com a Fiesc, para levantarmos a real situação do aeroporto e, a partir disso, definirmos algumas ações e estratégias para que, em uma ação conjunta, possamos resolver as pendências que já se arrastam há vários anos", anunciou ela na ocasião.

 

Voltar