Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2017 - 16h17min

Projeto que regulamenta profissão de podólogo é aprovado em 1º turno

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima

Foi aprovado nesta terça-feira (31) em primeiro turno o PL 27/2010, de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), com emenda substitutiva, que dispõe sobre o reconhecimento da atividade de podologia por profissional habilitado em Santa Catarina.

O projeto, que foi apresentado em 2010, tem o objetivo de regulamentar as atividades desenvolvidas pelos podólogos, nos termos dispostos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Para a deputada Ana Paula Lima, o projeto reconhece os profissionais que atuam no tratamento de problemas nos pés, principalmente para os diabéticos e portadores de podopatias. O primeiro registro legal é da década de 30.

“A podologia é uma profissão extremamente importante e necessária e precisa desse reconhecimento e valorização. São profissionais sérios e que precisam ter essa segurança jurídica para trabalhar com tranquilidade”, destacou a deputada autora do projeto. 

O podólogo também é o responsável técnico por consultórios podológicos, estabelecimentos comerciais de podologia, laboratórios e distribuidoras de insumos. Ao profissional cabe diagnosticar e tratar as podopatias superficiais e deformidades dos pés, usando instrumentos adequados e medicamentos de uso tópico.

Na próxima semana o projeto voltará ao plenário para votação em segundo turno. Após aprovação será encaminhado para sansão do governador do Estado.

Voltar