Padre Pedro debate fé e política durante 1ª Romaria de Parlamentares Católicos
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) participou da 1ª Romaria Nacional de Parlamentares Católicos promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, evento que teve como temática a Encíclica Fratelli tutti do Papa Francisco e a Campanha da Fraternidade de 2024: Fraternidade e Amizade Social.
“Debatemos durante o dia 20 de abril, com a presença do presidente da CNBB, sobre valores determinantes na vida, na caminhada de cada pessoa, pais de família, mães, jovens, crianças, adolescentes, como a solidariedade, a partilha, a promoção da justiça e da dignidade.”
Segundo ele, o debate girou em torno da fé e da política, conforme a compreensão e à luz da doutrina social da Igreja. “Tenho sido muito perguntado como se concilia religião com política. Para mim é muito simples, porque religião que de fato é religião tem um alvo que é a construção e a defesa do bem comum, do bem estar das pessoas. E a política não é nada diferente. Também tem este olhar. Existe um convergir entre a prática e a vivência da religião, assim como da política. Senão algo está errado ou não está acontecendo como deveria.”
O deputado destacou que a discussão se deu também sob as bases de outra carta encíclica que o Papa Francisco tem deixado para a sociedade mundial é a Laudato si, que fala do cuidado com o Planeta, da Casa Comum, o meio ambiente, o espaço que habitamos, convivemos e construímos a nossa vida e caminhada.
“A iniciativa da CNBB nos leva a refletir sobre uma sociedade mais justa, solidária e juntos seguir por um Brasil mais fraterno, mais humano. Nesta direção, passamos o dia fazendo estas reflexões em Aparecida.”
Padre Pedro disse que a Romaria foi muito positiva e uma segunda edição será organizada para acontecer no próximo ano.
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento