Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/09/2014 - 15h42min

Proibição do amianto volta a ser discutida na Alesc

Imprimir Enviar

Na manhã desta terça-feira (2), às 9 horas,  a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia  voltará a discutir o Projeto de Lei assinado pelos deputados Jailson Lima e Ana Paula Lima, ambos do PT, que pede a proibição do uso de amianto em Santa Catarina. Juntamente com o Ministério Público do Trabalho, os parlamentares defendem que o uso do mineral é altamente agressivo à saúde e, a exemplo do que já aconteceu em outros estados brasileiros, deve ser banido.

O amianto ainda é utilizado na fabricação de telhas, pastilhas de freio e fibrocimento, mas o contato direto ou indireto com a substância pode causar, a longo prazo, doenças como o câncer de pulmão, de laringe, do aparelho digestivo, mesotelioma de pleura e de peritônio - tumor agressivo e letal, que acomete os tecidos que revestem o tórax e o abdômen - asbestose ou doença do pulmão de pedra, doenças pleurais, derrames e espessamentos pleurais e de diafragma.

Para a reunião desta terça-feira são esperados, além de representantes do Ministério Público do Trabalho, lideranças da Central Única dos Trabalhadores e sociedade civil. Caso seja aprovado o Projeto de Lei é encaminhado para votação em plenário e, posteriormente, para sanção do governado Raimundo Colombo.

 

 

Patricia de Melo
Assessoria de Comunicação Dep. Jailson Lima
48.3321-2638/ 48.9919-4618

Voltar