Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/10/2021 - 15h58min

PL proíbe exigir da mulher aval do companheiro para métodos contraceptivos

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Seis projetos de leis foram protocolados apenas essa semana pela deputada Paulinha (sem partido) no Parlamento. Só para citar foram mais de 600 proposições protocoladas até o momento pelo Gabinete 203 da deputada Paulinha. Um mandato que não tem apenas nos números o seu atestado de eficiência, mas nas ações efetivas empreendidas em benefício do povo catarinense.

Por exemplo, entre os seis projetos protocolados, destaca-se um que afeta diretamente o direito da mulher catarinense. Esse projeto de lei proíbe que os planos e seguros privados de assistência à saúde exijam consentimento do companheiro para a aplicação de métodos contraceptivos em mulheres casadas, em união estável ou qualquer forma de relacionamento afetivo. Em três artigos, o projeto da deputada Paulinha concede a mulher o direito ao óbvio: de decidir a sua vida sem ter que pedir permissão para ninguém.

“É um verdadeiro absurdo. Parece que retrocedemos no tempo. A mulher não é obrigada a se sujeitar para pedir autorização para decidir os métodos contraceptivos que irá usar. Em um momento que lutamos e defendemos cada vez mais o empoderamento feminino, essa exigência é inconcebível”, disse a parlamentar, acrescentando que a OAB já declarou que é descabida a exigência de aval do marido para cobertura de DIU por planos de saúde.

 

Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Voltar