Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/12/2020 - 09h07min

Avança PL de Paulinha que determina contração de psicólogos nas escolas

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha (PDT). Foto: assessoria parlamentar.

O projeto de lei 133/2019, de autoria da deputada Paulinha, que determina que o governo do Estado contrate profissionais da área de psicologia para a rede de ensino estadual avança na Assembleia Legislativa.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em reunião na manhã desta terça (8) aprovou o PL, que teve como relator o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB).

De acordo com o texto, a atuação dos profissionais será voltada ao atendimento de crianças e adolescentes, com ênfase nas que sejam vítimas de violência doméstica e social e também como para a prevenção ao uso de drogas.

A previsão é que a medida seja implantada gradativamente, em até três anos após a publicação da legislação, com as despesas decorrentes da ação sendo mantidas pelas dotações orçamentárias da Secretaria de Estado da Educação.

O relator da matéria, deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), entretanto, a apresentou emenda substitutiva global para adequar o texto à Lei Complementar 173, de 2020, que em razão da pandemia de Covid-19 proibiu os estados de aumentarem seus gastos e a contratem servidores até 31 de dezembro de 2021.

A nova redação apresentada pelo relator fixa então para 1º de janeiro de 2022 a entrada em vigor das medidas constantes no PL 133/2019.

O texto segue agora para as comissões de Educação, Cultura e Desporto; e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ainda a CCJ foi favorável ao Projeto de Lei (PL) 324/2020, de autoria do deputado Coronel Mocellin (PSL), que propõe o estabelecimento de normas sanitárias específicas e requisitos para o funcionamento dos centros de saúde estética.

Conforme a relatora, deputada Paulinha (PDT), o objetivo da proposta é aplicar no estado regulamentações ao setor que já estão em vigor em outros pontos do país.

Em seus principais pontos, o texto condiciona o funcionamento dos centros de saúde estética à obtenção de alvará junto à Vigilância Sanitária e à manutenção de profissional responsável com formação de nível superior na área de saúde e especialização em saúde estética.

Também determina que os estabelecimentos disponibilizem equipamentos de proteção individual e coletiva e que todos os produtos e aparelhos utilizados sejam certificados pela Anvisa e pelo Inmetro.

Antes de ir a plenário, a matéria ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Saúde.

 

Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
Com apoio Imprensa Alesc

Voltar