Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/06/2013 - 13h24min

Para Ana Paula, pactos anunciados reafirmam compromisso de Dilma com a democracia

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima (PT). Foto: Carlos Kilian

A líder do PT na Assembleia Legislativa, deputada Ana Paula Lima, usou a tribuna nesta terça-feira (25) para defender as medidas anunciadas pela presidenta Dilma Roussef em resposta às reivindicações de milhares de pessoas que participaram de manifestações nas duas últimas semanas em todo o país. “Ontem [segunda-feira] vivemos um dia histórico. A presidenta Dilma apresentou a proposta de cinco pactos em favor do Brasil. Ressalto que o que foi anunciado foi pactuado entre todos os governadores e prefeitos das capitais”, disse.

Para a parlamentar, a postura da presidente reafirma o compromisso com a democracia ao sugerir a participação popular nas definições sobre a reforma política. “Com essa atitude é que se dialoga com as insatisfações da sociedade e com os movimentos sociais. As reações iradas ao pacto, por parte da oposição e de colunistas da grande mídia, mostram que a oposição sentiu o golpe”, disse.

Ana Paula apresentou uma síntese do que foi pactuado com prefeitos e governadores. O chamado “Pacto pela Responsabilidade Fiscal” engloba medidas para garantir a estabilidade da economia e o controle da inflação. A reforma política também foi um dos compromissos assumidos por Dilma. A presidenta propôs aprofundar a participação popular e convocação de um plebiscito.

Na área da saúde, o pacto quer agilizar investimentos já contratados em hospitais, ampliar a adesão dos hospitais filantrópicos ao programa que troca dívidas por atendimentos. “O Governo vai incentivar a ida de médicos para regiões afastadas dos grandes centros, inclusive com a contratação de profissionais estrangeiros, o que é uma medida emergencial”, acrescentou Ana Paula.

Para melhorar a mobilidade urbana, o governo federal propõe mudar a matriz de transporte público com implantação de mais metrôs e corredores de ônibus. Para estas obras serão aplicados R$ 50 bilhões. Ainda, conforme explanou a deputada, Dilma também anunciou a criação do Conselho Nacional do Transporte Público e sugeriu que as cidades criem conselhos semelhantes.

Para melhorar a educação, estão sendo propostas escolas em tempo integral, qualificar o ensino profissionalizante e superior, ampliar a pesquisa e melhorar os salários dos professores. “Mas a principal defesa da presidenta Dilma foi sobre a destinação de 100% dos royalties do pré-sal para a educação, medida que tem nosso apoio”, frisou Ana Paula.

Mulheres PMs
A deputada Ana Paula aproveitou seu pronunciamento na tribuna para parabenizar as mulheres que compõem a Polícia Militar de Santa Catarina, que em 2013 completam 30 anos de presença na corporação.

 

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar