Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2020 - 17h44min

Pe. Pedro propõe plano emergencial, de médio e longo prazo contra a seca

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) provocou os deputados a refletir, durante esta Semana Mundial do Meio Ambiente, como o Parlamento vai responder à emergência que se coloca diante da pior estiagem dos últimos 20 anos em Santa Catarina. “Parcela da população sequer tem acesso à água em meio à pandemia. Temos milhares de agricultores enfrentando problemas com as suas criações e cultivos no interior”, afirmou.

Segundo ele, o Parlamento tem que construir coletivamente, com a Epagri e as Secretarias de Agricultura dos municípios, um programa para auxiliar as famílias nos períodos de estiagem e de chuvas intensas. Ele propõe investir em cisternas e sistemas de reuso da água, na proteção dos mananciais hídricos e nascentes, na recuperação de áreas degradadas e de matas ciliares. “É preciso apoiar a implantação estações de tratamento de dejetos com utilização de técnicas de saneamento ambiental, entre outras iniciativas”, elencou.

Padre Pedro disse que nos últimos 20 anos, em 19 teve estiagem e que são necessárias também medidas de médio e longo prazo. São mais de 100 municípios em situação de emergência, com inúmeras dificuldades, com os produtores rurais, a atividade leiteira e a população urbana já afetada. “A situação é dramática.”

O mandato do Padre Pedro sempre se reportou à temática dos recursos hídricos. De acordo com ele, falar em meio ambiente é extrapolar o Estado, o País e ter uma compreensão mundial, a nível de Planeta. “Temos que pensar na preservação humana, porque quando falamos em defesa do meio ambiente, falamos da defesa da vida e o do seu conjunto de dimensões.”

O deputado lamentou que uma parcela da população adoece e morre em função da água imprópria para o consumo, pois há casos em que ela é encanada, mas apresenta resíduos de agrotóxicos. Desde 2003, quando criamos na Alesc o Fórum para a Preservação do Aquífero Guarani, colocamos a questão da preservação dos mananciais pensando lá na frente. “Agora o futuro chegou e está diante de cada um e cada uma de nós.”

 


Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar