Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/03/2013 - 17h19min

Navio Plataforma da Petrobras homenageia Itajaí

Imprimir Enviar
Navio plataforma FPSO Cidade de Itajaí

O deputado Volnei Morastoni (PT) destacou hoje (06), na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a homenagem que a Petrobrás concedeu a Itajaí ao denominar o navio plataforma FPSO Cidade de Itajaí.

A Petrobras colocou em operação, no dia 16/02, o navio plataforma Cidade de Itajaí, que deu início a produção de petróleo no campo de Baúna, no Bloco BMS-40, no  pós-sal da poção sul da Bacia de Santos. A plataforma FPSO é uma unidade flutuante, que produz, armazena e transfere petróleo. Conectada ao poço 9-SPF-88, a plataforma Cidade de Itajaí tem potência de produção de 12 mil barris por dia. 

Outros dez poços, sendo que são cinco produtores, quatro injetores de água e um injetor de gás, serão interligados à plataforma nos próximos meses, complementando o Plano de Desenvolvimento das Acumulações de Tiro e Sidon. A previsão,informou o parlamentar, é que o pico de produção seja atingido em agosto desse ano.

A plataforma Cidade de Itajaí, que pertence ao consórcio OOG-TK (Odebrecht e Teekay), foi convertida no estaleiro Jurong em Cingapura, e afretada à Petrobras. Ela tem capacidade para processar diariamente até 80 mil barris de petróleo leve e 2 milhões de m3 de gás. A unidade está instalada em profundidade de água de 275 metros, a 210 km da costa. O petróleo produzido será escoado por navios aliviadores.

O nome Cidade de Itajaí, comentou Morastoni, “se deve ao fato de que se traçarmos uma linha perpendicular do navio plataforma ao continente vai dar exatamente em Itajaí, a 210 km da costa”.

Itajaí poderá ser contemplada em novo projeto da Petrobras
Além da homenagem que a Petrobrás faz a Itajaí, o deputado Volnei Morastoni ainda destacou que aguarda com muita expectativa o anúncio sobre a cidade que será escolhida pela Petrobras para a instalação de um megaprojeto avaliado em mais de 500 milhões de dólares relacionado ao pré-sal. A decisão está prevista para o dia 12/03. O projeto prevê a construção de módulos replicantes de FPSO (navios plataformas) e será instalado em Santos ou em Itajaí.

Segundo Morastoni, “Itajaí, através do terminal privado Teporti, tem uma área compatível para a instalação deste grande projeto da Petrobrás, com a vantagem das licenças ambientais estarem já disponíveis e de ser uma área também homologa pela Petrobras.”

O deputado ainda comentou que o consórcio MGT (DM-TKK), vencedor de proposta da Petrobras, está se instalando no Teporti, em Itajaí, para a construção de módulos para plataformas do pré-sal.

Para o deputado Volnei Morastoni, “Santa Catarina, por meio do Teporti em Itajaí, tem condições de receber este outro grande projeto da Petrobras e este megaprojeto será decidido nos próximos dias. Por isso, mantenho contatos diretos com o Teporti e com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti”.

Voltar