Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2018 - 17h53min

Movimentos de mulheres protestam contra manifestações machistas e misóginas na Alesc

Imprimir Enviar
FOTO: Dennis Ovidio/Especial

Ativistas de movimentos de mulheres com atuação em Santa Catarina lotaram as galerias da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira, 27, em protesto às manifestações machistas e misóginas registradas no parlamento catarinense, na semana passada, contra a deputada Ana Paula Lima (PT). O ato reuniu mais de 100 mulheres, além de representantes de diversas entidades, que apoiaram a manifestação de solidariedade à deputada e repúdio ao ataque misógino.

As manifestantes representaram muitos coletivos – vítimas de violência, de trabalhadoras, profissionais da saúde, LGBT – e gritaram palavras de ordem – “mexeu com uma, mexeu com todas”, “machistas, machistas não passarão!”. O ato representou uma forte reação de todas que também se sentiram desrespeitadas quando um deputado disse, em plenário, que não aceitava debater com mulher.

Em sua fala, Ana Paula reafirmou que "precisamos resgatar, a todo momento, a história de luta das mulheres para que possamos compreender as múltiplas violências vividas cotidianamente. Entre elas, as violências veladas, silenciosas, em espaços públicos e privados onde às mulheres caberia o espaço privado e aos homens o espaço público.

“Faz-se urgente desconstruir e desnaturalizar tais violências e reafirmamos. a todo instante: as mulheres não são propriedade da família ou do marido. Nós mulheres, somos seres políticos e fazemos política todos os dias, o dia inteiro. E o parlamento catarinense, junto com os partidos políticos, tem a obrigação de fomentar este debate cada dia mais”, argumentou.

Ana Paula reafirmou seu compromisso com mulheres e homens e que continuará lutando por todos. “É por acreditar nisso que estou na política: para defender os direitos das mulheres, para denunciar a violência que sofremos todos os dias e para romper com essa cultura machista que nos agride, que nos mata e mutila. É para construirmos juntos uma sociedade igualitária e justa entre homens e mulheres", finalizou.

Apoio
Ao final da sessão a deputada recebeu vereadora do PRB de São José, Cristina de Sousa, que entregou ao presidente da Alesc moção de solidariedade à deputada Ana Paula.

Voltar