Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/08/2019 - 17h53min

Marlene participa de reunião sobre nova ala do Hospital Regional do Oeste

Imprimir Enviar
Reunião com a Bancada do Oeste discutiu a necessidade de recursos para a abertura da nova ala do HRO. FOTO: Divulgação

A deputada Marlene Fengler (PSD), coordenadora da Bancada do Oeste, participou na manhã desta sexta-feira (16) de reunião no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, com outros seis parlamentares da bancada: a deputada Luciane Carminatti (PT) e os deputados Mauro de Nadal (MDB), Mauricio Eskudlark (PL), Neodi Saretta (PT), Moacir Sopelsa (MDB) e Altair Silva (PP). O objetivo do encontro foi unir esforços para aprimorar o atendimento hospitalar de alta complexidade na Região Oeste com a abertura de nova ala.

O encontro foi solicitado pela Macrorregião do Oeste de Saúde. A nova ala está pronta e equipada, mas não funciona por falta de recursos para custear as operações.

De acordo com o presidente do Conselho Delegado de Administração da entidade, Gelson Dalla Costa, o hospital precisaria de aporte adicional mensal de R$ 2,5 milhões, além dos atuais R$ 1,8 milhão, para custeio. O recurso possibilitaria a contratação de 300 a 400 profissionais, além de outras despesas.

O presidente da diretoria-executiva, Rogério Delatorre, disse que a nova ala vai zerar a fila de espera por cirurgias e dobrar a capacidade de atendimento na UTI. Hoje, são 16 leitos, além de outros 10 leitos improvisados, e seis salas de cirurgias. Com a nova ala, serão 13 salas de cirurgias e a capacidade passará para 2,5 mil cirurgias por mês, ante a capacidade atual de 1,2 mil cirurgias mensais.

A deputada Marlene sugeriu que os deputados destinem uma emenda coletiva das cotas parlamentares para aporte de recursos ao HRO.

Outras duas demandas encaminhadas na reunião, de reconhecimento dos consórcios municipais de saúde pelo governo estadual e a retirada do IML de dentro do HRO para ampliação do pronto socorro, também serão encampadas pelos deputados da Bancada do Oeste.

Importância
O HRO conta com 337 médicos e 1.032 funcionários, atende 25 especialidades e abrange uma população de 1,3 milhão de pessoas. No primeiro semestre deste ano, realizou 390 mil atendimentos e 9,2 mil internações pelo SUS, número que deverá passar de 20 mil internações até o final do ano.

Voltar