Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2019 - 16h08min

João Amin cobra cronograma do Contorno Viário

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

Preocupado com os recorrentes atrasos para a finalização do Contorno Viário da Grande Florianópolis, obra cujo objetivo principal é desviar o tráfego de veículos pesados do trecho da BR-101 entre os municípios de Biguaçu e Palhoça, o deputado João Amin (PP) ocupou a tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (6) na Assembleia Legislativa.

O parlamentar, que esteve presente na última reunião do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), lamentou que mesmo com a presença do secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, um cronograma das obras não foi apresentado. “Essa é uma obra de importância não só para Santa Catarina, mas para o Mercosul. Quantos produtos da nossa economia são escoados por esta rota? Santa Catarina tem sido enrolada e prejudicada pela ANTT e pela Autopista por mais de uma década. É inadmissível que ainda estejamos discutindo esse assunto”, destacou o deputado.

Na condição de presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc, o deputado João Amin tem fomentado uma série de ações com intuito de contribuir para uma solução. Desde 2015, quando em 19 de junho a Comissão recebeu o então presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, o tema tem sido provocado na Assembleia Legislativa.

Em 19 de junho de 2017 foi realizada uma audiência pública para discutir o zoneamento e a ocupação do solo no entorno do Contorno Viário. Em seguida, em 21 de junho uma comitiva acompanhou os membros da Comissão de Transportes da Alesc numa vistoria ao trecho do Contorno entre os municípios de Biguaçu e Palhoça. No dia 10 de outubro também de 2017, o deputado João Amin esteve em Brasília, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e foi recebido pelo presidente Jorge Bastos. Esteve acompanhado, entre outros, pelo prefeito de Tijucas, Professor Elói, o vice-prefeito de Biguaçu, Vilson Norberto Alves, e Jaime Ziliotto, representante do Comdes.

Em julho de 2018, uma nova visita foi acompanhada pela Comissão de Transportes, por órgãos de imprensa, autoridades estaduais e dos municípios de São José, Biguaçu e Palhoça, além de representantes de entidades empresariais. A comitiva percorreu quatro pontos diferentes da obra. Já em novembro de 2018, o deputado informou na tribuna o encaminhamento de ofícios à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) solicitando esclarecimentos sobre a paralisação das obras por motivo de demissão de funcionários.

Segundo o deputado, o tema retorna a pauta da Alesc nos próximos dias 17 e 18 quando o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, estará no Estado para falar a respeito do Contorno e sobre as BRs 470 e 282. “Se não vier com cronograma oficial, nem venha a Santa Catarina”, afirmou o parlamentar.

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar