Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/10/2016 - 16h45min

Guerra do Contestado: “Acordo não garantiu reparação por crimes”

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera lembrou dos 100 anos do acordo que pôs fim ao conflito

O deputado Padre Pedro Baldissera lembrou, nesta quinta-feira (20), a passagem dos 100 anos da assinatura do acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina, que oficialmente acabou com a Guerra do Contesado (1912-1916). Na avaliação do parlamentar, a guerra colocou interesses dos poderosos contra a população pobre da região, o que resultou num genocídio contra caboclos e caboclas.

“Até hoje aquela região sofre com a exploração e a pobreza e o Estado tem uma dívida histórica que nunca foi quitada. Caboclos e caboclas camponeses lutaram contra a injustiça de que foram vítimas quando o governo brasileiro doou as terras do entorno da nova linha férrea aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. O que receberam foi morte e dor”, disse o parlamentar.

O parlamentar lembrou ainda que a presença do Estado na região era mínima e que até então aquela população sofria com os mais diversos problemas. “Era uma população pobre, humilde, que tirava da terra o seu sustento e que, de uma hora para outra, teve sua vida atingida por um poder descomunal”, complementou Padre Pedro.

O deputado ainda destacou que hoje, em várias regiões do Estado, ainda se vê a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade, bem como, a expulsão de famílias de suas terras. “A região nunca se recuperou e vemos isso nos próprios números de desenvolvimento humano. Acredito que estes 100 anos do acordo devem fazer nossos governantes refletir profundamente sobre esta questão”, finalizou.



(48) 9947-2049
(48) 3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar