Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/11/2019 - 14h07min

Grupo de Trabalho Intersetorial inicia implantação do PPCAAM

Imprimir Enviar
Deputado Sergio Motta e integrantes do PPCAAM

União reúne MP, Secretaria de Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Administração Prisional e Socioeducativa.

Os primeiros passos para a implantação do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM), em Santa Catarina, foram dados em reunião no gabinete do deputado Sergio Motta (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa.

Conforme informações do deputado, a ação é fruto de uma união de forças que envolve o Ministério Público, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, da Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. Segundo ele, um grupo de trabalho foi criado para dar andamento aos primeiros atos e iniciar a criação de estratégias de enfrentamento ao problema. “O assunto é bem complexo e precisa de um primeiro passo para formular as bases para a construção de uma política estadual de redução desta violência. Cada secretaria envolvida cederá um servidor responsável pela integral participação no planejamento de execução do programa”, confirmou Motta.

De acordo com o promotor, o objetivo do programa é preservar a vida das crianças e adolescentes ameaçados de morte. Ele explica que a identificação da ameaça e a inclusão no PPCAAM são realizadas por meio do Poder Judiciário, dos Conselhos Tutelares e do Ministério Público, caracterizados como “Portas de Entrada”, sendo estas instituições também responsáveis pela fiscalização e aplicação da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Alguns estados já atuam com o programa do governo federal. Aqui estamos dando início a um plano de ação para que logo tenhamos o programa. Quem sabe por decreto ou até mesmo a criação de uma lei para garantir a execução das ações. O assunto é muito urgente, não podemos esperar mais”, disse João Botega.

Participaram da reunião o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (2011), atualmente ocupando o cargo de coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (2017), João Botega, a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e o secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Antônio Soares Lima.

Perfil de quem precisa de proteção no PPCAAM:

Sexo masculino (76%), raça negra (75%), faixa etária entre 15-17anos (59%), ensino fundamental incompleto (95%), morador da capital (63%), tem a genitora como principal referência familiar (75%), renda familiar é de até 1 SM (57%), e a ameaça se deve ao envolvimento com o tráfico (60%). A porta de entrada principal é o Conselho Tutelar ou o Poder Judiciário (70%). O protegido é acolhido na modalidade familiar (42%) e institucional (34%), e o tempo de permanência no PPCAAM é de cerca de 6 meses (53%). O desligamento ocorre por consolidação da inserção social e cessação da ameaça (50%).

 

Gabinete Deputado Sergio Motta

Jornalista Kênia Pacheco – SC 04580

Assessoria de Comunicação – 48 99984 1799

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Acompanhe Sergio Motta


Sergio Motta
Voltar