Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2016 - 17h02min

Emendas de Cobalchini garantem repasse aos municípios e a Udesc

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Cobalchini

O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) foi o relator na Comissão de Constituição e Justiça do projeto de Lei 325/2016, do governo do Estado, que visa compensar os municípios e poderes públicos pelas perdas financeiras decorridas da operação realizada entre a Celesc e o Fundo Social. Cobalchini apresentou duas  de emendas ao texto: uma delas, prevendo que a devolução de R$ 248 milhões aos municípios seja feita em 36 parcelas mensais sucessivas, e não nas 60 estipuladas na proposta original do governo. O início do pagamento, entretanto, foi transferido de janeiro para julho.

A outra emenda dá a mesma fórmula à Udesc, de R$ 14 milhões,  cuja compensação não constava no texto original.  Já para o TCE e a Alesc, que também não estavam contemplados pelo PL 325, foi incluída a previsão de que os débitos sejam repostos por meio de desconto nas sobras orçamentárias que as duas instituições vierem a apresentar nos próximos anos.

Na avaliação do deputado, as emendas aprovadas na CCJ garantem o acesso dos municípios e da Udesc aos recursos com mais rapidez. “Em 36 meses, a contar de julho de 2017, todos receberão mensalmente esse dinheiro podendo aplicar em obras para a população”, explicou o deputado.

A operação, realizada por meio do convênio 85/04, consistiu no pagamento dos débitos da Celesc em ICMS com o governo por meio de doações ao Fundo Social pelo não depósito direto do montante no Tesouro do Estado. A medida, posteriormente questionada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), fez com que parte dos recursos não fosse distribuída para as áreas da educação, saúde, municípios, poderes públicos e Udesc, conforme prevê a Constituição Estadual.

 

Voltar