Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2019 - 16h13min

Vice-presidente da Comissão de Pesca, Paulinha alerta para atraso no seguro defeso

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha na instalação da Comissão de Pesca e Aquicultura
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A deputada Paulinha (PDT) foi eleita vice-presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativanesta terça-feira (26) e, já na reunião que definiu a formação do colegiado, alertou para o atraso na liberação do seguro defeso a pescadores catarinenses.

A parlamentar apresentou dados repassados por colônias de pescadores de Bombinhas, São Francisco do Sul, Penha, Balneário Piçarras e Balneário Barra do Sul que mostram que, desde dezembro de 2018, apenas 38 dos 1.288 processos de seguro defeso para pescadores de anchova e camarão foram liberados.

O atraso ocorre porque o INSS passou a pagar o seguro defeso com base em um sistema em que não pode haver qualquer inconsistência cadastral. Erros como nome da mãe ou endereço, por exemplo, impedem o pagamento, mas podem ser sanados diretamente nas agências do INSS. Outros dados, no entanto, dependem de informações que apenas o Ministério da Agricultura pode fornecer.

Nesta terça, Paulinha inclusive se reuniu com a superintendente do INSS na região Sul, Kátia Maria Moreira Braga, que se sensibilizou com a situação, mas informou que não pode tomar nenhuma medida porque depende de informações da União para fazer os pagamentos.

Diante disso, a deputada pediu que a Comissão da Pesca encaminhe um ofício ao Ministério da Agricultura solicitando que o benefício do seguro defeso seja incluído em uma portaria já existente, que permite legalmente diversas atividades ligadas à pesca enquanto as regulações e regulamentações gerais não são revisadas, mas até o momento não inclui o pagamento do seguro.

"Quem não está recebendo o seguro defeso é o homem e a mulher que precisa desse dinheiro para comprar o arroz e o feijão, que vive numa comunidade modesta na beira da praia. E estão desde dezembro sem receber", destacou Paulinha.

O documento com o pedido à ministra Tereza Cristina será enviado a Brasília ainda nesta semana. Também está prevista uma audiência dela com o deputado Felipe Estevão (PSL), presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Alesc.

 

 

Victor Fernando Pereira
Assessoria de comunicação I Deputada Paulinha (PDT)

Voltar