Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/02/2015 - 16h03min

Deputado Gabriel Ribeiro envia moção ao ICMBio pedindo reabertura do Parque Nacional de São Joaquim

Imprimir Enviar

O deputado Gabriel Ribeiro (PSD) encaminhou uma moção ao Instituto Chico Mendes (ICMBio) manifestando contrariedade ao fechamento do Parque Nacional de São Joaquim para visitações. O documento apresenta as razões pelas quais o parque deve ser reaberto imediatamente. "A portaria que regulamentou a exploração do parque (nº 85, de 25 de julho de 2012) vinha sendo respeitada (...) A promotoria de justiça jamais recebeu qualquer denúncia relacionada a danos ambientais causados pela exploração comercial do local", diz um trecho da moção.    

O texto questiona o argumento de que as visitações vinham degradando a biodiversidade, e relata os prejuízos acarretados pelo fechamento do parque. "O Ecoturismo  utiliza o patrimônio natural de maneira sustentável, incentivando sua conservação e formando uma consciência ambientalista. A proibição do acesso a lugares como a Pedra Furada, em Urubici, compromete a economia local", diz a moção.

Nesta quarta-feira (11), Gabriel Ribeiro expôs a situação aos colegas de parlamento durante seu pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa. "Essa medida arbitrária está causando prejuízos à Serra catarinense, e precisamos lutar juntos para revogá-la", disse o deputado, que acionará o Ministério do Meio Ambiente caso o ICMBio não revogue a decisão nos próximos dias.

Voltar