Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2016 - 11h54min

Deputada Dirce fala a respeito do Novembro Azul

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt

Sai o rosa do outubro, entra o azul em novembro.

Os números são preocupantes: o câncer de próstata figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Além de ser autora do Outubro Rosa, que transformou  em lei estadual as mobilizações em prol da saúde da mulher em Santa Catarina, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) também estendeu essa preocupação para a saúde dos homens catarinenses.

A parlamentar é autora do Projeto de Lei 259/12, do Novembro Azul, com isso pretende que Santa Catarina intensifique campanhas e ações em prol da saúde masculina em combate ao câncer de próstata.

“O Novembro Azul tem a mesma finalidade, de despertar o desenvolvimento de ações preventivas e de conscientização à saúde do homem. É importante esse alerta a saúde masculina. Nossa prioridade é despertar a população para a importância da prevenção para o combate à doença e, conseqüentemente, melhoria da qualidade de vida das mulheres e dos homens catarinenses”, admite.

De acordo com o projeto de lei, o poder público, em cooperação com o Conselho Estadual de Saúde, entidades civis e iniciativa privada, deve realizar campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas à saúde do homem, priorizando cardiologia, urologia - câncer de próstata, saúde mental e pneumologia.

Como símbolo do “Novembro Azul” a parlamentar sugeriu uma gravata borboleta na cor azul.

 

 


Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar