Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/09/2014 - 13h10min

Deputada Dirce é autora do projeto que instituiu o Dia Estadual em Defesa da Pessoa Idosa em SC

Imprimir Enviar

Autora do projeto de lei 15.923, de 06 de dezembro de 2012, que instituiu o dia 15 de setembro como o Dia Estadual em Defesa da Pessoa Idosa em Santa Catarina, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) defende cada vez mais a adoção de políticas sociais eficientes para a Melhor Idade no Estado. “ Precisamos ter uma data para mobilizar a sociedade a ter consciência e preocupação com os nossos idosos”, observou acrescentando que o Brasil está envelhecendo.   

De acordo com o senso do IBGE, a expectativa de vida é hoje de 73,17 anos. Nos próximos oito anos, a parcela de idosos na população brasileira passará de 11% para 14,6%. Já em 2040, os indivíduos com mais de 60 anos  representarão mais de 27% dos brasileiros. Ainda, o número de habitantes nessa faixa etária deixará o patamar atual de 21 milhões, para beirar os 30 milhões em 2020, chegando a ultrapassar a marca dos 55 milhões de indivíduos em menos de três décadas.

“Tais projeções, elaboradas pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), nos revelam que estamos no caminho certo ao atuar, efetivamente, para  adoção de uma política social pública voltada para o Idoso. O Brasil tem que se preparar para o seu envelhecimento digno”, disse. 

Sua preocupação resultou em Palhoça em uma rede de proteção ao idoso, com a criação de um Centro de Convivência para o Idoso, a Faculdade da Maturidade que atende mais de 600 velhos do município e a proliferação de 33 grupos da Melhor Idade. Projetos que foram executados e desenvolvidos quando Dirce era a primeira dama e secretária da Assistência Social do município.

Nessa quinta, dia 11, ela fez questão de visitar os grupos de Idoso do Eldorado, do Nossa Senhor do Rosário, no Brejarú e da Praia de Fora. “ Nessa tarde me dediquei inteiramente a melhor idade, onde me identifico muito com suas necessidades e aspirações. Temos que proteger os nossos idosos, oferecer carinho, afeto, qualidade de vida digna”, disse a parlamentar.   

 

Jornalista Valquíria Guimarães

Fotojornalista Marcilio Arruda

Assessoria de Comunicação

Deputada Dirce Heiderscheidt

91047676

Voltar