Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/05/2013 - 18h35min

Deputada Ana Paula fala sobre a importância da adoção

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula entrega à presidenta Dilma kit da campanha da Alesc "Adoção, Laços de Amor". FOTO: Divulgação

“É preciso uma mudança de paradigmas para que atos como a adoção sejam compreendidos pela sociedade. Milhares de crianças e adolescentes em nosso país esperam ser acolhidos por uma família para que não cheguem à idade adulta sem a oportunidade de viver em um lar”. Esta é a opinião da deputada Ana Paula Lima, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, que tem participado de debates sobre a adoção no estado e tratado sobre o tema também com autoridades nacionais. Este sábado (25) é marcado como Dia Nacional da Adoção. “Datas como essa são necessárias para que todos reflitam sobre questões que, muitas vezes, aparentemente não estão no cotidiano das pessoas. No entanto, é uma demanda séria, que precisa de respostas adequadas dos poderes”.

Já no terceiro mandato como deputada, Ana Paula é engajada no tema da adoção desde antes de ter sido eleita a primeira vez para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Integrou o Fórum Permanente pela Adoção em Santa Catarina e teve intensa participação na campanha “Adoção, Laços de Amor”, lançada pela Assembleia Legislativa em 2011, num trabalho que teve a parceria com o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Tribunal de Justiça.

Por meio da campanha, que obteve reconhecimento e visibilidade nacional, a deputada visitou Casas de Acolhimento em diversas regiões do estado para conhecer o trabalho realizado nos municípios e as condições de atendimento às crianças e adolescentes. A campanha também foi apresentada por Ana Paula para a presidenta Dilma Rousseff. Em sua primeira visita a Santa Catarina, após sua eleição, a presidenta recebeu das mãos de Ana Paula o press kit da campanha da Alesc. O material também foi entregue à ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Estimular a adoção, especialmente de crianças com mais idade – a chamada adoção tardia – , acabar com preconceitos e mudar a cultura, “são apenas uma parte do processo”, afirma Ana Paula. Ela alerta que, por trás de cada caso, há uma vida, uma pessoa em construção, que está à espera de afeto e respeito dentro de uma nova família. “O Estado precisa se preparar mais e melhor para os processos de adoção”, defende a parlamentar.

Ao mesmo tempo, ela questiona as razões que levam as crianças a serem recolhidas para os abrigos. “Esse debate precisa ser aprofundado porque é possível que, em muitos casos, o Estado cometa falhas e não dê a atenção devida a uma família, em algum momento de dificuldade, e as crianças e adolescentes acabam sendo recolhidas”, comenta Ana Paula. “É preciso investimento e debate sobre as políticas públicas para que possamos avançar e nossas crianças e adolescentes não sejam penalizados. Muitos chegam à idade adulta sem ter a oportunidade de conviver em um lar de verdade”, concluiu.

Voltar