Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/09/2020 - 21h42min

Democracia, participação feminina na política e eleições são temas de live

Imprimir Enviar
Márcio Coimbra e Marlene Fengler, em live da Escola do Legislativo da Alesc

A participação das mulheres na política, o papel dos legislativos, a democracia e os impactos da pandemia nas eleições foram algumas das questões debatidas pela presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), e o diretor do Interlegis, órgão do Senado Federal, Márcio Coimbra durante live na tarde desta segunda-feira (14).

Na abertura do encontro remoto, Coimbra lembrou que o Dia Internacional da Democracia, instituído pela ONU, é celebrado em 15 de setembro observando que o modelo de governo é baseado na premissa de que o poder é exercido por todo o povo.

Marlene lembrou a frase de Ruy Barbosa: "a pior democracia é preferível à melhor das ditaduras". Em seguida observou que exercer a democracia pressupõe não só escolher os representantes do povo, mas participar, todos os dias, da construção social exercendo o direito cidadão de pressionar, discutir, reivindicar, sugerir e cobrar ações dos governantes. "Dá trabalho, porque exige da gente bem mais do que votar e eleger alguém", ponderou.

Outro tema discutido foi a participação das mulheres na política, uma das frentes de atuação da deputada. Marlene contou que visitou vários municípios da região Oeste no final de semana, e constatou que ainda é reduzido o número de mulheres dispostas a encarar o desafio de uma eleição. Observou que em 89 municípios da região, são apenas cinco candidatas a prefeita e 25 pré-candidatas a vice.

"Digo para as mulheres que temos que ter coragem de participar do processo eleitoral, mesmo sabendo que culturalmente a mulher assume mais os cuidados com a família e com a casa do que os homens e isso torna mais difícil tomar a decisão de participar ativamente de uma eleição. Mas que se queremos mudar isso e melhorar as políticas públicas em favor das mulheres, a ampliação da participação feminina na política é o caminho", reforçou.

Em outro momento do debate, Coimbra e Marlene falaram sobre o desafio das eleições deste ano, em meio a pandemia de coronavírus. Coimbra ressaltou que a pandemia alterou o foco de atenção da população e não poderia ser diferente. A deputada completou dizendo que será um cenário muito desafiador, mas que as pessoas precisam ter consciência de que suas escolhas vão resultar nas decisões que poderão mudar para melhor ou não futuras iniciativas em suas cidades.

No final da conversa virtual, Marlene em Florianópolis e Coimbra em Brasília, ambos falaram sobre a importância dos legislativos que têm entre suas principais missões, elaborar as leis que regem a vida da população.

Marlene lembrou que a Alesc já aprovou dezenas de leis durante o período de distanciamento social que beneficiam os cidadãos. Observou que no começo da pandemia foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1/2020, declarando estado de calamidade pública no Estado de Santa Catarina, até 31 de dezembro de 2020. Com o decreto, o governo ficou autorizado a remanejar o orçamento para poder tomar as medidas necessárias ao combate ao novo coronavírus, além de ter ficado desobrigado de atingir as metas fiscais previstas em lei, podendo gastar além dos limites impostos pela legislação para atender as emergências. "A Alesc está cumprindo seu papel e trabalhando para mitigar, de alguma forma, os efeitos da pandemia", disse a parlamentar.

Coimbra ressaltou que uma das missões do Interlegis é justamente aproximar o legislativo da população, além de buscar a modernização e integração dos legislativos brasileiros.

Rossani Thomas
Assessoria de Imprensa Dep. Marlene Fengler
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2692 / (48) 9 9963 3236
rossanithomass@gmail.co
m

Voltar