Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/08/2016 - 15h10min

Coordenadora do Fórum em Defesa da Pessoa Idosa cita pesquisa recente do IBGE

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt

Um dos indicativos mais preocupantes da publicação lançada dia 29 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  foi a informação que a população de idosos vai triplicar em 40 anos no  país e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira) em 2010 para 66,5 milhões de pessoas, em 2050, cerca de 29,3% Essa informação reforça ainda mais a prioridade da coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB). “Aumenta o nosso desafio e a nossa missão”, afirma.

A população de idosos hoje em Santa Catarina representa 10% do total de habitantes. Ou seja, atualmente cerca de 600 mil catarinenses são considerados idosos. “Temos que cada vez mais pensar em politicas públicas para os nossos idosos”, afirma.

Desde que o Fórum Parlamentar da Pessoa Idosa foi instituido, em 2011, por iniciativa da deputada Dirce, foram realizadas audiências públicas que debateram a realidade do idoso em Santa Catarina. Ano passado, foram cinco audiências realizadas em todo o Estado que discutiram a  a situação da pessoa idosa com deficiência em Santa Catarina. “O mundo está envelhecendo. O Brasil está envelhecendo e ainda observamos que as politicas públicas voltadas para os idosos não são efetivas, ainda estão engatinhando”, observa. Ela foi convidada para palestrar em Chapecó, no dia 27, no II Seminário Estadual sobre Envelhecimento Ativo, agendado para acontecer no final de setembro.

Entre outras ações da parlamentar, criou o Projeto de Lei 41, de 2016, que dispõe a obrigatoriedade de instalação e manutenção de sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmaras de vídeo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPs), no âmbito do Estado de Santa Catarina. "Denúncias de maus tratos e descasos com os idosos chegam ao nosso conhecimento diariamente. Por isso, pensamos nessa lei como ferramenta." 
Ainda, institui 15 de setembro como Dia Estadual em Defesa da Pessoa Idosa.

Jornalista Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

Voltar