Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2015 - 17h34min

Comissão de Saúde debate câncer de mama e doulas

Imprimir Enviar
Deputado Dalmo Claro FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Registros do Inca revelam que em Santa Catarina serão diagnosticados 25 mil novos casos em 2015.

No mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do Movimento Outubro Rosa, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebeu integrantes da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC). Na visão de Leoni Margarida, que preside a AMUCC, se faz necessário melhorar o acesso das mulheres para o tratamento como também otimizar as filas de espera para cirurgias. O deputado Dalmo Claro (PMDB) defendeu a construção de um Hospital da Mulher e de um Hospital especializado no tratamento oncológico no norte do Estado em longo prazo. “A prevenção e a celeridade no tratamento são fundamentais”, destacou o parlamentar.

Doulas
Outro tema abordado na Comissão se refere ao PL n.º 208/2013, que obriga as instituições de saúde catarinenses a permitir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto, sempre que solicitadas pela parturiente. Doulas são mulheres capacitadas para dar apoio continuado a outras mulheres, proporcionando conforto físico e emocional antes, durante e após o nascimento de seus filhos.

Dalmo Claro destacou que o PL é o tema mais interessante discutido na Comissão de Saúde neste ano. “Tenho simpatia pelo projeto devido ao seu aspecto humanitário”, argumentou Dalmo. No entanto, o parlamentar levantou alguns questionamentos: Qual a formação das doulas? Como funcionará a regulamentação pelo SUS? Qual a delimitação do trabalho das doulas? O deputado solicitou vistas ao projeto e solicitou que as entidades médicas e demais interessados venham debater o tema na comissão para contribuir com o PL. O tema voltará a ser debatido no dia 4 de novembro.

Voltar