Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/04/2019 - 15h14min

Comissão de Constituição e Justiça aprova PEC das PPPs

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus na reunião da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga o governo do Estado a enviar os projetos de parceria público-privada (PPP) para o Legislativo homologar.

Atualmente, a legislação permite que o Executivo faça concessões sem a validação dos parlamentares. Se a proposta em discussão for aprovada no plenário, os deputados vão poder debater as parcerias antes de o Estado criar o edital de concorrência.

Autor da proposta, o deputado Milton Hobus (PSD) explica que o objetivo da PEC é dar mais transparência ao processo e corrigir um erro que modificou a Constituição, que já previa a responsabilidade do parlamento de debater temas importantes para a sociedade.

“Sou a favor da redução do tamanho do Estado, de eventuais PPPs e das concessões. Mas são temas estratégicos e importantes para o Estado, por isso temos que debater”, defende Hobus.

Na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado citou dados de uma reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada no ano passado. De acordo com a matéria, dos 53 estados e prefeituras que têm PPPs em vigor, 42 não fazem registro dos pagamentos em seus balanços ou descumprem regras fiscais, o que deve prejudicar o caixa dos governos no futuro.

O deputado defendeu ainda que a proposta não vai trazer mais burocracia ao poder público.

“Nossa função não é atrapalhar o Estado, mas provocar o debate e dar transparência aos atos que são relevantes e dizem respeito aos catarinenses. Estamos aqui para cumprir a nossa missão de fiscalizador. E a fiscalização se dá no momento anterior ao processo de formalização. Essa é a hora do debate.”

A proposta também será analisada pela Comissão de Finanças e depois irá à votação em plenário.

 

Jacson Almeida

Assessor de comunicação do deputado Milton Hobus

48 999212728

Voltar