Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/11/2015 - 16h16min

Cobalchini destaca trajetória de Angelo Fantin

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Cobalchini

O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) destacou na sessão da Alesc desta quarta-feira (05)  a trajetória do empresário Angelo Fantin, falecido na última sexta-feira. Fundador do grupo Parati, de São Lourenço do Oeste, nascido na Itália, ele tinha 87 anos e era um pioneiro da economia do Oeste catarinense.

De acordo com o deputado, no Brasil, com coragem e muito trabalho, Fantin iniciou sua jornada de empreendedor. Trabalhou como agrimensor e escolheu São Lourenço do Oeste como o lugar para construir o seu futuro, onde casou-se com Ida Libardoni Fantin e juntos construíram uma família e uma história de sucesso.

“Na década de 60 fundou a Parati, a partir de uma associação de 129 empresários de São Lourenço do Oeste, aproveitando um fundo criado pelo governo do Estado no final dos anos de 1960 para conter o movimento separatista do Oeste catarinense. Como São Lourenço tinha poucas e pequenas empresas, a idéia de Fantin foi unir os empresários e criar um negócio em conjunto”, contou Cobalchini. 

Ainda conforme o deputado, na década de 80, Fantin assumiu então a direção da empresa Parati, que hoje conta com 3 mil e 500 colaboradores, em 36 linhas de produção e produz mais de 100 mil toneladas de alimentos por ano, principalmente doces e salgados, massas, balas e sucos vendidos em quase todas as redes de supermercados brasileiras e também exportados. “Esse perfil empreendedor e ousado acelerou a expansão da empresa, hoje com produtos em todo o país”, declarou.

Fantin também teve participação política. Em 1993, foi eleito vice-prefeito de São Lourenço do Oeste. Na época participou da instalação de uma extensão da Universidade do Oeste, hoje UnoChapecó, na cidade. Além da atividade empresarial, difundiu a empresa com o projeto educativo e social Moleque Bom de Bola, desenvolvido em escolas do Sul do Brasil.

Para nós, destacou Cobalchini, fica seu bom exemplo de homem trabalhador, honesto, corajoso, decente e honrado. “Por isso faço esse registro, me solidarizo com sua família e amigos e pedimos a Deus que conforte seus corações e dê forças para transformar toda a dor desta perda irreparável em fé e esperança”, finalizou.

Voltar