Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2013 - 13h20min

Chiodini faz abertura do Seminário Internacional de Resíduos Sólidos

Imprimir Enviar
Deputado Carlos Chiodini (PMDB) no Seminário Internacional sobre Tecnologias e Gestão de Resíduos Sólidos

O deputado Carlos Chiodini (PMDB) comandou a abertura do Seminário Internacional sobre Tecnologias e Gestão de Resíduos Sólidos na manhã desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

O seminário teve a participação de uma comitiva da Suécia. A Agência Governamental Sueca para sistemas Inovadores (VINNOVA) apresentou as tecnologias e formas de gestão implantadas na Suécia por instituições do governo e centros de pesquisa.

“Temos que levar adiante a discussão e aplicação sobre este tema tão importante e nada melhor do que trazer um caso de sucesso para discutirmos”, destacou Chiodini.

O deputado Chiodini foi o proponente do evento.

Estavam presentes no evento o presidente da Fatma, Gean Loureiro, presidente da ARIS, prefeito de Corupá Luiz Carlos Tamanini, prefeito de Chapecó José Cláudio Caramori, e o deputado Kennedy Nunes (PSD).

Na plateia, mais de 100 pessoas representando os municípios catarinenses e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis acompanharam a apresentação dos suecos.

Este evento é parte integrante de um projeto de cooperação em eco-inovação sustentável entre Suécia e Brasil para gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos envolvendo tecnologias e know-how suecos.

Este seminário é uma realização da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES) e da Novociclo.

Experiência
A experiência da Suécia em sistemas de gestão de resíduos, com apenas 1% dos resíduos domésticos sendo destinados para aterros sanitários, se insere no que preceituam os objetivos da política nacional de resíduos sólidos, de modo que o Brasil vem somando esforços para reduzir o uso de aterros de resíduos sólidos.

Em 10 de maio deste ano foi assinado o acordo de cooperação internacional entre Brasil e Suécia, envolvendo a Finep (Agência Brasileira da Inovação no Brasil) e a VINNOVA, com o objetivo de consolidar parcerias entre as empresas e instituições de pesquisa e demais instituições dos dois países.

 

Ana Cenatti
Assessora de comunicação do deputado Carlos Chiodini (PMDB)
(47) 9115-1596

Voltar