Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/10/2016 - 11h33min

Centenário de Ulysses Guimarães é reverenciado por Luiz Fernando Vampiro

Imprimir Enviar
Centenário de Ulysses Guimarães é reverenciado pelo deputado Luiz Fernando Vampiro (PMDB).

A homenagem a um ícone da recente história política brasileira foi tema de pronunciamento do deputado Luiz Fernando Vampiro (PMDB) na sessão desta quinta-feira (6), quando se celebra o centenário de nascimento de Ulysses Guimarães. Condutor dos trabalhos da Assembleia Constituinte de 1988, que resultou com a promulgação da chamada “Constituição Cidadã” e mudou os direitos do povo brasileiro, Ulysses morreu em 1992, num acidente de helicóptero no litoral de Angra dos Reis (RJ).  Ficou conhecido como “Senhor Diretas”, pois foi um dos principais líderes da Campanha pelas “Diretas Já”, que resultou no processo de redemocratização do País, no final do regime militar instaurado em 1964, e articulou a campanha vitoriosa de Tancredo Neves na eleição indireta de 1984.

Vampiro destacou a condição de vanguarda de Ulysses e reverenciou sua memória na condição de secretário-geral do PMDB catarinense, também representando a bancada estadual na Assembleia Legislativa. “Ulysses foi um líder que marcou seu tempo e a história do Brasil. Era um político singular, ético, respeitado por todos, inclusive por seus adversários. Tinha imensa facilidade para ouvir e aconselhar, distender e compor em cenários que exigissem a capacidade do entendimento, condição que hoje é rara”, lembrou o peemedebista.

Desaparecido no acidente ocorrido em 12 de Outubro de 1992, seu corpo nunca foi encontrado, mas sua morte foi oficialmente reconhecida. Ulysses, na avaliação de Luiz Fernando Vampiro, “está no panteão da história do Brasil e especialmente do PMDB, como Tancredo, Teotônio Vilela, e aqui em Santa Catarina Luiz Henrique e Pedro Ivo. Sua memória deve sempre ser reverenciada entre os brasileiros”, ele destacou.

 

Assessoria da Bancada do PMDB

Voltar