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10/06/2013 - 16h57min

Audiência pública consolida movimento pela revitalização da Ferrovia do Contestado

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A consolidação de um movimento de lideranças políticas e empresariais da região norte, planalto norte e meio-oeste em favor da revitalização da Ferrovia do Contestado, com o encaminhamento ao Ministério dos Transportes do pedido de alternativa de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para a Ferrovia da Integração foi o resultado da audiência pública que a comissão de transportes da Assembleia Legislativa promoveu na última sexta-feira (7), na sede da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ).

O encontro, organizado por sugestão do deputado Antonio Aguiar (PMDB) e do deputado Darci de Matos (PSD), contou com as participações do senador Luiz Henrique (PMDB), do deputado Sandro Silva (PPS) e dos prefeitos de Joinville, Udo Dölher, de Canoinhas, Beto Faria, e de Mafra, Roberto Scholze, entre várias outras lideranças políticas da região. Também estavam presentes o vice-presidente da Fiesc, Mário Aguiar, o presidente do porto de São Francisco, Paulo Corsi, o diretor de operações do Porto de Itapoá, André Romero, e o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes.

A revitalização do ramal ferroviário é a sugestão do deputado Aguiar, que considera a perspectiva de redução de custos em relação ao trajeto que prevê a ligação entre Chapecó e o litoral através do Vale do Itajaí. “É uma questão de justiça para com o Planalto Norte, e tenho certeza que valorização da antiga Ferrovia do Contestado terá custo menor”, diz ele. “Além disso, a partir de Mafra poderemos interligar a Ferrovia do Frango com o ramal que será construído desde o centro-oeste do país, para viabilizar o transporte de grãos para nossas agroindústrias”, valoriza Aguiar.

Para o senador Luiz Henrique, "passou o momento de modernizar essa ferrovia”. Ao justificar o atraso na chegada à audiência, ele disse que vinha de reunião com representantes de um grupo empresarial da China que pretende investir em portos, ferrovias, metrô de superfície, aeroportos, rodovias e projetos de habitação. Ao abordar a necessidade de investimentos no país, o senador listou o que considera como gargalos nacionais: "infraestrutura deficiente, carga fiscal e juros elevados, a flutuação do câmbio e o baixo investimento em inovações". Ao ser questionado sobre outra proposta de ligação leste-oeste, com percurso ferroviário pelo Vale do Itajaí, Luiz Henrique preferiu não tomar partido: "Há espaço para dois ramais”.

Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt (48) 9922.0359

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